Ir para o conteúdo
GovBR

Programa OperaES tem dia de mobilização no Hucam para reduzir filas por cirurgias eletivas

29/03/2025 - 18:10  •  Atualizado 31/03/2025 18:40
Texto: Unidade de Comunicação do Hucam-Ufes     Edição: Thereza Marinho
Compartilhe
Foto de médicos realizando uma cirurgia no Hucam-Ufes

O Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes (Hucam-Ufes) realizou neste sábado, 29, a primeira ação dentro do Programa Estadual de Redução de Filas e do Tempo de Espera para Cirurgias Eletivas (OperaES). Foram feitas, entre sexta e sábado, cerca de 77 cirurgias e outros procedimentos, em um esforço concentrado além da agenda normal. 

Entre as cirurgias agendadas para o sábado estão as proctológicas, cirurgias plásticas reparadoras, correção de hérnias, remoção de lipomas e cirurgias gerais e do aparelho digestivo. No mesmo dia, foram realizadas outras cinco biópsias para o rastreio de câncer de mama. As ações ocorrerão sempre no último sábado de cada mês. No Hucam, para além desta mobilização, a meta é ter um acréscimo de 40% na média mensal de produção do Hospital, em relação à média do ano passado. 

O Opera ES foi lançado no mês passado pelo secretário de Estado da Saúde, Tyago Hoffmann, que neste sábado acompanhou os trabalhos realizados no Hucam. Em todo o estado, 15 unidades hospitalares que prestam serviços ao SUS participam do programa. De acordo com o secretário, em 2025 foram 329 cirurgias realizadas aos sábados em todo o Espírito Santo, em horário estendido, após as 17 horas durante a semana, e em feriados: “Planejamos realizar sempre no último sábado do mês essa ação para reduzir as filas de esperas de cirurgias. Hoje estamos aqui no Hucam acompanhando esse trabalho de promoção de saúde. Nossa meta é bater a marca de 135 mil cirurgias eletivas neste ano, investimento de R$ 135 milhões em saúde, que impacta diretamente na qualidade de vida dos pacientes". 

Foto da subsecretária de Atenção à Saúde da Sesa, Carolina Sanches; do secretário Thiago Hoffmann; e do superintendente do Hucam, Lauro Vasconcelos, no corredor do Centro Cirúrgico do hospital

“Estamos alinhados com a Secretaria Estadual de Saúde neste trabalho em equipe para zerar a espera por cirurgias eletivas no estado e demonstrar que podemos ampliar a oferta de outros procedimentos para o Sistema Único de Saúde”, afirmou o superintendente do Hospital, Lauro Vasconcellos. 

O Hucam-Ufes é ambiente de prática para a formação de profissionais da área da Saúde e para o desenvolvimento de pesquisas, realizando 100% de seus atendimentos pelo SUS. Desde 2013 o Hospital faz parte da Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Rede Ebserh), vinculada ao Ministério da Educação (MEC). 

Fotos: Unidade de Comunicação do Hucam-Ufes


Leia também: 
Mobilização reforça importância do rastreio do câncer de intestino 
Hucam-Ufes realiza mutirões de cirurgias, exames e consultas e reforça compromisso com o SUS

 

Categorias relacionadas
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.