Projeto Calendário Afirmativo apresentará dois novos depoimentos sobre Visibilidade Trans

08/02/2021 - 15:43  •  Atualizado 09/02/2021 17:45

A Ufes veicula nesta semana, em suas redes sociais, os dois últimos vídeos sobre Visibilidade Trans, tema que faz parte do projeto Calendário Afirmativo, iniciado pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Cidadania (Proaeci) na última semana de janeiro. Os vídeos exibirão mensagens da estudante de Ciências Biológicas Dani Araújo e da estudante de Serviço Social Maria Helena Martins, que falam sobre "O que você gostaria de visibilizar no mês em que se celebra o Dia da Visibilidade Trans?".

O tema foi o primeiro a ser abordado pelo projeto, que é um dos resultados da I Conferência de Ações Afirmativas na Universidade Federal do Espírito Santo, realizada em agosto de 2018.

“Da realização da conferência, resultou uma agenda afirmativa que tem por finalidade orientar, ética e politicamente, as práticas e os planejamentos na Universidade no que tange às ações afirmativas. Nessa agenda, muitas propostas dialogam com a necessidade de dar visibilidade aos sujeitos, seus saberes, culturas e pertencimentos. O projeto Calendário Afirmativo, que implementaremos neste ano, constitui-se como uma ferramenta de fomento a diálogos, debates e reflexões acerca de questões relacionadas a diversidades de gênero, étnico-raciais, orientação sexual, pessoas com deficiência, populações indígenas e quilombolas”, explica a diretora de Ações Afirmativas e Diversidade da Proaeci, Ana Claudia Campos.

O primeiro vídeo da ação Visibilidade Trans foi veiculado no dia 29 de janeiro, data em que é celebrado o Dia da Visibilidade Trans, e trouxe o depoimento da servidora da Ufes Viviana Corrêa. O segundo, veiculado no dia 2 de fevereiro, contou com a participação do estudante de Filosofia Murilo Teixeira.

Ao longo do ano, o Calendário Afirmativo abordará questões referentes aos seguintes públicos: mulheres, população LGBTQIA+, indígenas e população do campo, pessoas com deficiência e população negra e quilombola.

Texto: Thereza Marinho