O projeto de extensão Percursos, que promove o intercâmbio e a potencialização dos trabalhos de estudantes de artes da Ufes e de diversas universidades do Brasil, está expondo obras de 17 estudantes do Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGA) da Ufes na galeria do Instituto de Artes e Comunicação Social (Galeria Gaia), em Niterói (Rio de Janeiro). Os artistas capixabas estão dividindo o espaço com outros 12 estudantes, em uma ação que acontece em parceria com as universidades federais Fluminense (UFF) e do Rio de Janeiro (UFRJ), além da Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). As obras ficam expostas na Gaia até o próximo dia 30.
Coordenador do Percursos e um dos curadores da exposição, o professor do DAV e do PPGA Carlos Eduardo Borges acredita que o projeto possibilita que o aluno da Ufes conheça o que outros estudantes selecionados pela curadoria estão produzindo. “Eu acho muito importante essa oportunidade de saber o que os colegas estão pensando em regiões diferentes. Reunir tudo isso é muito importante e dá possibilidade de os estudantes aprenderem a praticar também um pouco do que é essa realidade de montar a exposição, de pensar como o seu trabalho vai ser montado para outra pessoa. São vivências de carreira formativas”, avalia.
Intercâmbio
Um dos representantes da Ufes em Niterói, o estudante de mestrado do PPGA André Magnago avalia a importância do intercâmbio realizado pela Ufes com outros polos de produção de conhecimento em arte: “O grande lance é conhecer as pessoas desses lugares, as instituições. Fazer essa ponte traz para nós a novidade do que está sendo produzido lá, o que eles estão falando e fazendo”.
Doutorando do PPGA, João Cóser ressalta a aproximação com artistas do Rio de Janeiro: “Desse encontro podem surgir novos encontros. A intenção é fortalecer esses laços, construir essa ponte e criar essas relações de proximidade”.
Vinculado ao Departamento de Artes Visuais (DAV/Ufes), o projeto acontece concomitantemente na Galeria de Arte e Pesquisa (GAP), no campus de Goiabeiras, onde os artistas do Rio de Janeiro expõem 25 obras até o dia 7 de novembro. Segundo Borges, a ideia é que a partir de 2025 outras universidades públicas, como a Federal de Minas Gerais (UFMG), participem do projeto.
Fotos: André Magnago e João Cóser