Projeto de residência artística apresenta mostra Klínicateliê, que une arte e psicologia

24/06/2022 - 15:24  •  Atualizado 28/06/2022 11:19

Está aberta para visitação pública a exposição Klínicateliê: Ser obra da obra de arte, na Galeria de Arte e Pesquisa (GAP). A mostra é uma das três aprovadas no edital Residência Resistência 2022 e permanecerá em atividade até dia 29 de junho. A entrada é franca.

A exposição Klinicateliê foi criada por quatro psicólogas e artistas – Isabella Azevedo, Luana Miranda, Maria Ramos e Marina Fortunato –, cuja proposta é reunir experiências em arte e psicologia. Elas estão oferecendo um espaço para atendimento a seus pacientes dentro da GAP durante o período da manhã, e das 14 às 18 horas, de segunda a sábado, o espaço fica aberto para visitação ao público geral.

As obras expõem a diversidade das manifestações de interesse das artistas, como bordado, texto e pintura. Luana Miranda, uma das residentes, destaca que apresentar a exposição na GAP abre um espaço de diálogo entre o campo da psicologia e o artístico. “A psicologia geralmente é levada para um lugar clínico e essa conversa com a arte dentro de uma universidade acaba sendo muito importante. Não se trata também de simplesmente transformar a arte em uma terapia mas, sim, mostrar como essas coisas andam juntas”, analisa.

Programação noturna

Além da exibição em si, as artistas promovem atividades especiais à noite. Neste sábado, 25, às 19 horas, haverá a oficina O que há para além da dor. Já na terça-feira*, 28, também às 19 horas, será realizada a performance Meu nome não é mãe. A entrada é gratuita para todos os interessados, mediante inscrição pelo Instagram @klinicateliê, no qual também são divulgados outros eventos programados.

Para marcar o encerramento da mostra, haverá uma fala pública com a participação de todas as artistas que produziram a exposição na quarta-feira*, 29, às 19 horas, na GAP. A curadoria da Klínicateliê é de Lindomberto Ferreira Alves.

Residência artística

A Residência Resistência é um projeto de residência artística que consiste na disponibilização de um espaço no qual artistas podem permanecer de forma livre, o tempo que necessitarem, em um ambiente de imersão, para criar suas obras. O projeto foi lançado em 2022 e, para esta primeira edição, três projetos foram selecionados.

Além da Kilicateliê, foram escolhidas as iniciativas Vir a ser residência, de Letícia Fraga e Vivian Siqueira, e Opendown: Abertura total, de Luiz Will Gama.

A GAP está localizada em frente ao Centro de Vivência, no campus de Goiabeiras, em Vitória. Para mais informações sobre a Residência Resistência, acesse o perfil da GAP no Instagram.

* Informações atualizadas em 27/06/2022, às 9h45.

Texto: Vinícius Fontana
Fotos: Victor Thomé (bolsista de projeto de Comunicação)