Projeto do Centro de Referência das Juventudes no ES será tema de live da Proex

24/05/2022 - 11:03  •  Atualizado 01/11/2022 09:26

No dia 26 de maio, às 19 horas, a Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da Ufes vai realizar uma live para apresentar a toda a comunidade universitária o projeto do Centro de Referência das Juventudes (CRJ). Trata-se da implantação de espaços de garantia de direitos das juventudes capixabas no estado do Espírito Santo. A live, que será transmitida pelo canal da Proex no Youtube, é um desdobramento da visita técnica que foi realizada pela equipe da Proex ao CRJ de Guarapari no dia 11 de maio, com o intuito de conhecer o espaço e estabelecer possíveis parcerias.

"É muito importante que coordenadores de extensão que possuem projetos ou se interessam pela temática 'juventude' participem da live e conheçam essa iniciativa. Assim, conseguiremos reunir os interessados, realizar essa interlocução com a sociedade, a fim de estabelecermos parceria com ofertas de ações de extensão dentro das demandas existentes, não só com o CRJ de Guarapari, mas com todos os que estão sendo implementados no estado", destacou o pró-reitor de Extensão, Renato Neto.

Participarão da live Nara Borgo, secretária de Estado de Direitos Humanos; Geovanni Lima, assessor especial da Secretaria de Estado de Direitos Humanos (SEDH); Larissa Delbone, produtora executiva do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA); e membros da equipe do CRJ de Guarapari: Gabriela Nogueira, coordenadora geral; Bruno Magnago, coordenador de Articulação; e Clarissa Vassoler, educadora social.

Serviços gratuitos

O CRJ Guarapari foi inaugurado em 25 de abril e tem como objetivo oferecer serviços públicos gratuitos às juventudes daquele território. Ele faz parte de um conjunto de 14 CRJs que estão sendo construídos com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) pela Secretaria de Direitos Humanos (SEDH), em parceria com Organizações da Sociedade Civil (OSCs). Atualmente, o espaço em Guarapari conta com oficinas de teatro, fotografia, informática, além de espaços para trabalhos coletivos ou estudo, sala de informática, sala de leitura e laboratório criativo.

O Centro já atendeu a mais de 100 jovens, dentro das diversas atividades propostas. A educadora social Clarissa Vassoler explicou que esta resposta foi bastante positiva para o início dos trabalhos. "O quantitativo de jovens que nos procuraram nestes primeiros dias é um indicativo importante de que estamos oferecendo atividades dentro do interesse deles, fomentando iniciativas e incentivando-os a serem protagonistas de suas escolhas", afirmou.

Durante a visita, o professor Renato Neto enalteceu a iniciativa e destacou as possibilidades de parcerias que podem ser realizadas dentro da esfera universitária. "A Ufes é um local que esses jovens precisam conhecer para sentirem que também poderão fazer parte dela. Os projetos de extensão e os equipamentos culturais da Ufes existem para toda a sociedade e, por isso, parcerias como a que estamos construindo são tão importantes", enfatizou o pró-reitor.

Estiveram do CRJ de Guarapari, além do pró-reitor Renato Neto, o diretor de Gestão da Extensão, Athelson Bittencourt; a diretora de Esportes e Lazer, Paula Cristina Silva; e as servidoras técnicas Marlene Oliveira e Fernanda Sobrinho.

Mais informações sobre o projeto estão disponíveis em https://juventudes.es.gov.br/conheca-crj.

Texto: Paola Primo