Projeto homenageia compositores capixabas em recital gratuito nesta sexta-feira, 1, a partir das 18 horas

31/10/2024 - 11:07  •  Atualizado 31/10/2024 15:31
Texto: Com informações da produção do evento     Edição: Thereza Marinho
Compartilhe
Cartaz de divulgação do evento

Obras de compositores capixabas serão celebradas em recital gratuito nesta sexta-feira, 1, dentro das atividades do projeto de extensão Som na Sexta, parceria entre o Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGA) da Ufes e o Instituto Marlin Azul. A partir das 18 horas, na sede do Instituto (Rua Oscar Rodrigues de Oliveira, 570, Jardim da Penha), os músicos Gabriel Guerra (piano), Cláudio Thompson (piano), Karen Silva (violino), Luana Schaeffer (canto lírico) e Lucimara Viana (canto lírico) apresentarão composições de Alceu Camargo, Terezinha Dora Abreu de Carvalho, Eduardo Buback e Cláudio Thompson.

Realizado desde março deste ano, o projeto tem coordenação das professoras Stela Maris Sanmartin e Mirna Azevedo Costa e curadoria do pianista Gabriel Guerra. Encerrando as atividades desta temporada nesta sexta, a iniciativa já homenageou artistas como Heitor Villa-Lobos, Johann Sebastian Bach, Franz Schubert, Lorenzo Fernandez, Felix Borowski, Claude Debussy, entre outros compositores.

O objetivo do projeto é criar um espaço para que estudantes e profissionais do Espírito Santo se apresentem em um ambiente descontraído, aproximando a arte do público. A cada edição, um ou mais artistas são convidados para apresentação de um pequeno conjunto de peças de compositores locais, nacionais ou internacionais.

Veja a trajetória dos compositores homenageados

Terezinha Dora Abreu de Carvalho (1936-2017) foi uma compositora capixaba que se destacou tanto na educação musical quanto na preservação da música tradicional do Espírito Santo. Formada pela antiga Escola Nacional de Música (atual UFRJ) e especializada em Harmonia e Morfologia pelo Conservatório Brasileiro de Música, lecionou na antiga Escola Estadual de Música do Espírito Santo (atual Fames) e na Ufes, onde coordenou projetos culturais e musicais significativos para a difusão da música regional. Sua obra inclui arranjos para voz e instrumentos diversos, e composições com enfoque na valorização da cultura capixaba.

Alceu Camargo (1907-2001), violinista paranaense radicado no Espírito Santo, não era compositor de formação. Foi em terras capixabas que ele revelou o seu lado compositor. Compôs cerca de 44 obras para diversas formações, tais como coro infantil, orquestra juvenil, duos e trios com piano, quarteto de cordas, quarteto de violoncelos, além de obras solo para piano, violino e contrabaixo. Seu trabalho como professor de violino na Escola de Música do Espírito Santo (Emes) resultou no surgimento do núcleo de cordas, que posteriormente formou a Orquestra de Câmara da Emes, embrião da Orquestra Sinfônica do Espírito Santo (Oses).

Eduardo Buback é um artista capixaba contemporâneo que atua em diversas frentes: músico, compositor, produtor, iluminador, cenógrafo e gestor cultural. Foi aluno do curso de Bacharelado em Música da Ufes e tem diversas formações complementares em música, fotografia e gestão cultural. Sua trajetória profissional abrange trabalhos como diretor musical, gestor e produtor em múltiplos projetos artísticos, incluindo espetáculos de dança contemporânea, exposições, performances cênico-musicais e projetos sociais.

Cláudio Thompson é natural de Vitória, possui bacharelado e pós-graduação em Piano pelo Conservatório Brasileiro de Música do Rio de Janeiro (CBM-RJ), além de mestrado em Música pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Atualmente é pianista da Orquestra Sinfônica do Espírito Santo. Também como pianista, já se apresentou em várias cidades do Brasil e no exterior, com apresentações na Argentina, Alemanha e Reino Unido. Lançou dois álbuns: Melhor Companhia (2016) e Music to Heal the World (2022). Lecionou na Ufes e na Fames, e atualmente ensina piano e coordena o Departamento de Piano na Escola de Música Gabriel Camargo.

Categorias relacionadas