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Projeto oferece minicurso a alunos e professores da rede pública sobre acesso ao Portal de Periódicos da Capes

17/03/2025 - 15:50  •  Atualizado 17/03/2025 16:20
Texto: Com informações da coordenação do projeto     Edição: Thereza Marinho
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Foto da sala de aula com os estudantes participando do minicurso

Dezoito estudantes do Ensino Fundamental e Médio da rede pública, atendidos pelo Instituto Xavier de Desenvolvimento Socioprofissional (IXDS), localizado na Serra, realizaram no campus de Goiabeiras o minicurso Portal de Periódicos da Capes para Todos. Eles, juntamente com dois tutores, foram recebidos por 26 estudantes do 6º período do curso de Administração Diurno, matriculados na disciplina Administração e Ciência, e aproveitaram a visita para conhecer diversos espaços do campus.

A oferta do minicurso faz parte de um projeto de extensão coordenado pela professora do Departamento de Administração Glicia Vieira, que tem o objetivo de universalizar o uso do Portal para a Educação Básica, possibilitando para alunos e professores o acesso à informação científica.

A professora ressalta que o Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) é um dos maiores acervos científicos virtuais do País, reunindo e disponibilizando para a comunidade acadêmica brasileira conteúdos produzidos por instituições nacionais e por editoras internacionais. Ela lembra que o acesso ao conteúdo pago é restrito a estudantes e professores das Instituições de Ensino Superior ou de instituições federais vinculadas aos programas de pós-graduação recomendados pela Capes e em funcionamento, mas professores, pesquisadores, alunos e funcionários de outras instituições que queiram acessar o Portal podem consultar os conteúdos de acesso livre ou procurar a biblioteca da instituição participante mais próxima para ter acesso ao conteúdo pago.

“Entretanto, ainda não existem treinamentos específicos sobre o Portal de Periódicos da Capes e as bases de dados assinadas, voltados para o público da Educação Básica. Assim, o objetivo do projeto de extensão foi desenvolver um minicurso específico para esse público, indicando materiais e bases de dados que podem ser utilizados pelos estudantes da Educação Básica para fins de estudos e trabalhos escolares”, explica Glicia Vieira.

Ela afirma ainda que o projeto busca mostrar aos professores da Educação Básica que eles podem enriquecer suas práticas pedagógicas com materiais científicos disponíveis no Portal, como fotografias e imagens para download, mapas e atlas coloridos, vídeos, livros e revistas sobre diversos assuntos. Já os estudantes podem desenvolver habilidades de pesquisa desde cedo, tendo acesso a materiais didáticos de qualidade para a produção de trabalhos escolares e para estudos.

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Estudante do curso de Administração ao lado de uma aluna do instituto que está sentada em frente a um computador

“Ao direcionar um treinamento específico para este público, professores e estudantes em escolas com menos recursos poderão acessar materiais que, de outra forma, estariam fora de seu alcance. É uma forma de reduzir a desigualdade no acesso à informação científica de qualidade e na aprendizagem”, destaca.

A professora afirma ainda que a participação dos estudantes de graduação da Ufes no projeto também possibilita à turma “uma experiência prática que complemente sua formação teórica sobre estratégias de busca de itens bibliográficos, em fontes de dados, para a construção do conhecimento científico”.

Visita ao campus

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Alunos do instituto olham a peça homem fatiado, do Museu de Ciências da Vida

Além do minicurso, os jovens e seus tutores também puderam conhecer alguns espaços do campus de Goiabeiras. A rota da visita incluiu Teatro da Ufes, Cine Metrópolis, Galeria de Arte e Pesquisa (GAP), Galeria de Arte Espaço Universitário (Gaeu), Secretaria de Inclusão Acadêmica e Acessibilidade (Siac), Livraria da Ufes, Restaurante Universitário, Biblioteca Central, Planetário de Vitória e Núcleo de Línguas. No Centro de Educação Física e Desportos, o grupo conheceu a pista de Atletismo, o Parque de Aventuras e a academia de ginástica. Os estudantes também tiveram a oportunidade de visitar o Museu de Ciências da Vida (MCV), onde receberam orientações especializadas dos monitores do museu.

Toda a programação foi preparada e conduzida pelos estudantes de Administração, sob a orientação da coordenadora do projeto e professora da disciplina.

“A mensagem dos estudantes de graduação da Ufes para os estudantes da Educação Básica foi a de que a Educação nos empodera, transforma nossas vidas, nos mantém de mente aberta, nos leva mais longe. É um bem precioso que jamais será subtraído de quem a possui; a Ufes é uma realidade a ser alcançada, ela é para todos”, concluiu Vieira.

O minicurso e a visita dos estudantes atendidos pelo Instituto Xavier de Desenvolvimento Socioprofissional foram realizados entre os dias  11 e 13 de março.

Fotos: Luísa do Nascimento/acervo do projeto

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