Prorrogado até 20/9 o prazo para cadastro nas novas chamadas de assistência estudantil

14/09/2021 - 20:46  •  Atualizado 20/09/2021 19:10

Foi prorrogado até a próxima segunda-feira, 20 de setembro, o prazo para que estudantes da Ufes façam seu cadastro em uma das chamadas de auxílios abertas pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Cidadania (Proaeci). Os interessados devem enviar a documentação exigida nos editais por meio do Portal da Assistência Estudantil.

Os editais visam contemplar, com auxílios financeiros, alunos que aguardam na lista de espera para ingressar no Programa de Assistência Estudantil da Ufes (Proaes-Ufes), além de estender os benefícios a novos estudantes.

No cadastro, o estudante pode solicitar as seguintes modalidades de auxílio, combinadas ou não, dentro do Auxílio Permanência Emergencial, que será mantido enquanto as atividades letivas forem realizadas por meio do Ensino-Aprendizagem Remoto Temporário Emergencial (Earte):

- Moradia: estudante que, em função da graduação, passou a residir na região do campus em que estuda e que ainda depende, afetiva e economicamente, do núcleo familiar na cidade de origem.

- Transporte: estudante que resida a mais de 3 quilômetros do campus onde estuda.

- Material didático: estudantes com renda per capita de até 1,5 salário mínimo e que sejam público do edital.

A Proaeci ressalta que, havendo alguma alteração na situação do estudante, como em um eventual retorno às atividades presenciais, é possível solicitar a alteração na composição do auxílio, desde que o aluno já esteja cadastrado. Assim, a Pró-Reitoria reforça a necessidade de que os interessados solicitem o cadastro nos editais atuais.

A previsão é de que os pagamentos dos benefícios comecem em novembro, porém com valores retroativos a agosto de 2021.

Confira as chamadas abertas (clique no link para acessar os editais):

- Chamada de Ativação de Cadastro de Estudantes em Lista de Espera: destinada a estudantes de cursos presenciais de graduação que entraram em lista de espera do Proaes para o semestre 2021/1 (referente aos editais 04/2018, 01/2019, 07/2019 e 02/2020 da Proaeci), com renda familiar bruta mensal de até 1,5 salário mínimo per capita.

- Chamada de Cadastro para Ingressantes em 2020/2 e 2021/1 Cotistas de Renda: contempla estudantes dos cursos presenciais de graduação, cotistas de renda (modalidades L1, L2, L9 e L10), ingressantes do Sisu 2020/2 e 2021/1, com renda familiar bruta mensal de até 1,5 salário mínimo per capita.

- Chamada de Cadastro para Estudantes Não Cotistas de Renda e Cotistas de Renda Ingressantes do Sisu Anteriores a 2020/2: destina-se a estudantes dos cursos presenciais de graduação, não cadastrados (não cotistas de renda e cotistas de renda ingressantes do Sisu anteriores a 2020/2 e 2021/1), com renda familiar bruta mensal de até 1,5 salário mínimo per capita.

Todas as informações sobre os três editais, prazos de análise da documentação e recurso, e data de divulgação do resultado final de cada chamada estão disponíveis no site da Proaeci.

Condições para permanência

O Proaes-Ufes reúne auxílios que proporcionem aos estudantes de graduação presencial condições que favoreçam a sua permanência na Universidade e a conclusão do curso superior, sem retenção ou evasão. Atualmente, 4.109 alunos da Universidade estão cadastrados no Programa, recebendo auxílios financeiros.

A ampliação dos recursos destinados à assistência estudantil foi possível a partir do descontingenciamento e desbloqueio de parte do orçamento da Universidade. Essas restrições orçamentárias impediram a abertura de edital de cadastro no Proaes neste ano, o que afetou especialmente os ingressantes dos semestres 2020/2 e 2021/1.

As projeções são de que sejam incluídos no pagamento de auxílios financeiros os 1.021 estudantes que aguardam na lista de espera do Programa. Além disso, está previsto o lançamento de um novo edital que contemple entre mil e dois mil novos beneficiários.

Texto: Vinícius Fontana e Thereza Marinho