SBPC na Ufes: Evento terá oficinas gratuitas para o público. Veja a lista de atividades e faça sua inscrição!

17/02/2025 - 15:59  •  Atualizado 17/02/2025 16:33
Texto: Leandro Reis, com informações da SBPC     Edição: Thereza Marinho
Compartilhe
Foto de crianças observando curiosidades em um stand da SBPC Jovem

A Ufes reúne pesquisadores, professores e o público em geral para debater a crise climática e a gestão responsável dos oceanos a partir desta quarta-feira, 19, durante a Reunião Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Além de palestras e mesas-redondas, que acontecem até esta sexta, 21, o evento oferece oficinas gratuitas para professores, estudantes e comunidade externa à Universidade dentro de uma versão especial do programa SBPC vai à Escola.

São mais de 24 oficinas, balizadas pelo tema da Reunião, Clima e Oceano: a urgência de construir um futuro sustentável. Há formações sobre sistemas agroflorestais no contexto das mudanças climáticas, segurança hídrica, imersão no estudo de baleias e golfinhos, papel das populações tradicionais no manejo dos recursos pesqueiros, combate às fake news, criação de máscaras com material reaproveitado, pluralismo cultural na educação, fotografia, animação em stop motion, entre outros assuntos.

As pessoas interessadas em participar podem acessar a lista completa de atividades e se inscrever na página do evento. Os participantes receberão certificados emitidos pela Ufes em conjunto com a SBPC. As atividades ocorrerão no campus de Goiabeiras, nas dependências do Centro de Ciências Exatas, no prédio IC I.

Pensamento crítico

Para o professor do Departamento de Física da Ufes Gabriel Luchini,  integrante do comitê organizador local da Reunião Regional, a edição especial do programa SBPC vai à Escola representa uma excelente oportunidade para que crianças e jovens vivenciem o processo científico de forma natural, estimulando o pensamento crítico. “Atividades como essas muitas vezes são o primeiro passo para que descubram os cientistas que existem dentro deles. Sem dúvida, é uma iniciativa transformadora”, destaca.

Com as diversas atrações programadas, Luchini ressalta que a Universidade se transformará em um espaço de intensa exploração, oferecendo ao público a oportunidade de vivenciar experiências imersivas que mesclam ciência, arte e sustentabilidade. “A programação incluirá exposições dinâmicas e acessíveis, proporcionando um aprendizado prático e envolvente. Além disso, pesquisadores de várias áreas conduzirão oficinas destinadas a estudantes e professores da educação básica, alunos de licenciatura e ao público em geral”, conclui ele.

Segundo a secretária-geral da SBPC, Claudia Linhares, as oficinas surgiram com o objetivo de levar a ciência para o cotidiano das pessoas. “Fazemos isso principalmente por meio dos professores, que são os responsáveis por nutrir essa cultura científica nos estudantes. Ao formar bons professores e promover essas oficinas, estamos criando um grande meio para a divulgação científica”, afirma.

Para conferir toda a programação, incluindo conferências, mesas-redondas e palestras que acontecerão em outros locais do campus de Goiabeiras, e realizar sua inscrição, acesse o site oficial do evento.

Foto: SBPC

Categorias relacionadas