SBPC na Ufes: oficinas gratuitas passeiam por temas como ciências, saúde, educação

20/02/2025 - 17:02  •  Atualizado 20/02/2025 17:45
Texto: Thiago Sobrinho
Compartilhe
Foto da professora Marianna Merlo ministrando a oficina em uma sala de aula

Mais de 24 oficinas gratuitas estão sendo oferecidas à comunidade interna e externa da Ufes, durante a Reunião Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), evento que movimenta o campus de Goiabeiras até esta sexta-feira, 21. As atividades integram uma versão especial do Programa SBPC vai à Escola e acontecem nos dois andares do prédio IC-I (IC 1), localizado no Centro de Ciências Exatas (CCE).

As atividades têm como fio condutor o tema da Reunião – Clima e Oceano: a urgência de construir um futuro sustentável. O público pode participar de workshops que passeiam por temas como Ciências e Biologia (Simplificando as Leis de Mendel); Educação e Pedagogia (Sustentabilidade e Integração: Conteúdos e Línguas); Saúde e Bem-Estar (Chás Medicinais: A Água que Usamos, Benefícios e Riscos), entre outros.

Pessoas interessadas em participar podem acessar a lista completa de atividades e se inscrever na página do evento. Os participantes receberão certificados emitidos pela Ufes em conjunto com a SBPC.

A Reunião Regional marca o retorno da SBPC ao Espírito Santo após 30 anos, fortalecendo o diálogo com a comunidade científica local. O evento também se conecta à Década das Nações Unidas de Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável (2021-2030), reforçando a necessidade de ações frente às mudanças climáticas. Veja aqui a programação completa.

Sustentabilidade e arte

Aproximando a sustentabilidade da arte, a oficina Desenho e Pintura com Técnicas Ancestrais foi ministrada pelos facilitadores Marcos Graminha e Ariel Moura. A dupla incentivou os participantes a experimentarem o desenho com carvão e a aprenderem a produzir tintas minerais a partir de pigmentos naturais, como a argila.

Imagem
Foto de oficina na qual três participantes desenham sobre um pedaço de papelão

“Alguns materiais que utilizamos na oficina foram recolhidos aqui mesmo na Ufes. A nossa ideia é trazer técnicas ancestrais que estão sendo esquecidas para mostrar que é possível produzir com o que você tem na sua própria casa: materiais com baixo custo e sustentáveis”, explicou Graminha.

Segundo Ariel Moura, a oficina é destinada a todos os públicos. Ela conta que inicialmente os participantes ficam inseguros em mexer com carvão e argila: “Depois todo mundo fica livre e se sente surpreso com o quão simples e acessível eles são, pois muitas vezes a gente encontra eles no quintal de casa, na Universidade ou na escola”.

Uma das participantes das atividades foi Milena Leal. Aos 18 anos, ela acabou de ser aprovada no curso de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda. “Gostei muito da oficina. Já tive contato com a argila, que geralmente usamos no rosto, mas jamais pensei que poderia dar pra pintar e fazer um desenho”, ressaltou.

Educação

Outra oficina oferecida dentro da programação da Reunião Regional da SBPC é a Experiências Literárias com Crianças na Escola. Comandada pela professora do Departamento de Línguas e Letras Marianna Merlo, o objetivo da atividade foi capacitar educadores a utilizarem a literatura infantil em inglês para facilitar o ensino da língua inglesa.

Quem participou das atividades práticas e interativas foi Isadora Ramos, aluna da Ufes no curso de Letras - Inglês. “Essa oficina foi muito interessante para mim, porque comecei a trabalhar em uma escola e estava justamente pensando em trazer um livro de literatura para usar com as crianças”, observou.

“E a oficina foi incrível, principalmente porque a Marianna trouxe algumas maneiras de podermos falar sobre o livro antes de começar, como podemos contar essa história e as atividades que podem ser feitas depois da leitura do livro junto com eles”, complementou.

Fotos: Thiago Sobrinho e Lucas Pereira

Categorias relacionadas