Semana do Conhecimento começa terça-feira, 24, em edição totalmente on-line

A Ufes realiza, de 24 a 27 de novembro, a Semana do Conhecimento 2020. O tradicional evento da Universidade, que costuma reunir milhares de visitantes em seus campi para conhecer os cursos e projetos de ensino, pesquisa e extensão, será realizado de forma 100% on-line neste ano devido à pandemia do novo coronavírus. A programação é gratuita e composta por palestras, debates, oficinas e shows ao vivo, além de vídeos gravados, que serão transmitidos em diversos canais do YouTube. Para conhecer a programação, assistir aos vídeos e ter acesso às lives, acesse o site https://scufes.org/.

“Convido todos e todas a participarem da Semana do Conhecimento, um evento que busca nos colocar ainda mais perto da comunidade e oferecer uma amostra da ação da nossa Universidade no campo da educação, enfatizando a importância do conhecimento científico, tecnológico e artístico para o desenvolvimento e para superação de desafios conjunturais, como é o caso da pandemia atual, e estruturais, como é o caso das desigualdades sociais. Este também é um momento de reafirmar a importância da universidade pública e o papel que vem cumprindo ao longo de sua existência nas áreas do ensino, da pesquisa e da extensão, com efetiva participação e engajamento dos nossos estudantes, docentes e técnicos” afirmou o reitor da Ufes, Paulo Vargas.

A professora do Departamento de Psicologia Social e do Desenvolvimento Cláudia Pedroza, coordenadora da Semana do Conhecimento e assessora de Políticas Internas do Gabinete da Reitoria, destaca que “A programação deste ano conta com importantes integrantes das áreas de ensino, pesquisa, extensão e cultura e aborda temáticas atuais, como a inteligência artificial e a COVID-19. A Semana do Conhecimento terá ainda uma grande programação cultural”.

Outro aspecto destacado por Cláudia Pedroza é o alcance do evento. “Por ser virtual, contamos com convidados de várias partes do Brasil, especialistas em suas áreas. Além disso, o formato digital torna possível que o material produzido possa ser acessado de qualquer parte do Brasil e até do mundo e tenha um caráter permanente, já que permanece disponível posteriormente. Lamentamos, por um lado, a falta de contato presencial, mas, por outro lado, o formato virtual nos dá essas possibilidades”, complementa.

Inteligência artificial

A Semana do Conhecimento é parte da 17ª Semana Estadual de Ciência e Tecnologia, organizada pela Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti) do Espírito Santo. Os temas centrais do evento capixaba são Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira, o mesmo definido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) para a Semana Nacional, que ocorreu em outubro; e COVID-19, incluído pelo governo estadual.

A programação integrada da Semana do Conhecimento trará lives e vídeos com debates sobre os desafios do mundo do trabalho, políticas afirmativas e acessibilidade no ensino superior, entre outros aspectos. Além disso, fazem parte da Semana do Conhecimento a Jornada de Iniciação Científica, a Jornada Integrada de Extensão e Cultura e a Mostra de Ciências. Confira abaixo:
 

Jornada de Iniciação Científica

Na XXX Jornada de Iniciação Científica (IC), os estudantes apresentarão seus projetos de pesquisa em vídeos curtos, que serão exibidos ao lado do relatório de cada trabalho. Os projetos serão analisados por professores e aqueles considerados os melhores de cada área do conhecimento serão premiados. Clique aqui e saiba mais.

“Teremos cerca de 900 vídeos apresentando o trabalho de pesquisa realizado pelos estudantes, ao longo de um ano. A iniciação científica tem auxiliado na formação de milhares de estudantes de graduação ao longo dos anos, proporcionando conhecimentos em pesquisa e desenvolvimento e contribuindo para a futura atuação no mundo do trabalho e na pós-graduação. Nos últimos dez anos, foram realizados 10.934 subprojetos de iniciação científica”, aponta do diretor de Pesquisa da PRPPG, Fábio Partelli.

A esta Jornada de IC, que marca as três décadas do evento, a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) agrega ainda conteúdos relativos à pós-graduação, com debates e vídeos que apresentam os programas de pós-graduação da Ufes.
 

Jornada de Extensão e Cultura

A VIII Jornada Integrada de Extensão e Cultura da Ufes trará lives diárias sobre a extensão, que abordam vários aspectos, como a pandemia, o meio ambiente, os direitos humanos e a relação da extensão com o ensino e com a tecnologia, a pesquisa e a inovação. Também terá uma mostra de projetos, que ocorrerá tanto em formato ao vivo quanto de vídeos gravados. Haverá ainda uma live com os finalistas do Prêmio de Mérito Extensionista Maria Filina, além de cursos e oficinas relacionados aos projetos de extensão, via webconferência (inscrições já encerradas).

Em entrevista ao programa Ciência Ufes, da Rádio Universitária, o pró-reitor de Extensão, Renato Neto, afirmou que será uma oportunidade para conhecer vários dos 500 projetos de extensão, que atendem a cerca de 3 milhões de pessoas em diversas áreas. “Esses projetos impactam a sociedade, mas também professores e estudantes da Ufes, que trocam conhecimento com diversos setores. Convidamos toda a sociedade a participar da Semana do Conhecimento para entender como a Universidade funciona e, aos estudantes, para colocar a Ufes como meta para o seu futuro”.

A Jornada Integrada conta também com o Painel Ufes de Cultura, que estreia dentro dessa programação e continuará acontecendo durante o período letivo de 2021, com uma palestra por mês. Dentro da Semana do Conhecimento, o Painel contará com lives sobre diversos aspectos da cultura capixaba e sua relação com a Ufes, abordando temas como o papel das universidades na gestão cultural, patrimônio industrial, economia criativa, curadoria e teatro.

Além desses eventos, ainda integram a programação da Jornada uma live-tour pelo Museu de Ciências da Vida, sediado no campus de Goiabeiras da Ufes, e o encerramento da quarta edição do Ufes Jazz Festival & Mais Música, que terá shows ao vivo e apresentações gravadas.

Mostra de Ciências

A Mostra de Ciências, que desperta amplo interesse de escolas e estudantes, terá versões on-line de tradicionais demonstrações científicas. “Neste ano, pretendemos apresentar o trabalho que realizamos desde 2017 em cada área envolvida na Mostra: Química, Biologia, Estatística, Astronomia, Física e Matemática”, explica o coordenador da Mostra, professor Etereldes Gonçalves Júnior, do Departamento de Matemática da Ufes. Além dessa live sobre a Mostra como um todo, dois eventos apresentarão experimentos, voltados especialmente para estudantes de ensino básico e professores: o Show de Física e a Matemágica.

A Mostra também exibirá vídeos que abordam diversos aspectos dessas ciências, como o Quarto de Ames (que trata de ilusão de óptica), a Bicicleta de Roda Quadrada (para ensinar geometria) e o Experimento Camaleão (com reações químicas e cores), entre outros. “Apresentamos nessas lives e vídeos alguns dos projetos que desenvolvemos ao longo do ano, em visitas dos estudantes à Ufes e em ações nas escolas, mediante agendamento no site http://mostradeciencias.ufes.br/ ”, acrescenta Gonçalves Júnior.

Organização e apoios

A Semana do Conhecimento 2020 é organizada pelo Gabinete da Reitoria da Ufes, em parceria com as pró-reitorias de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), de Extensão (Proex), de Graduação (Prograd) e de Assuntos Estudantis e Cidadania (Proaeci), com os coordenadores de curso que organizam a Mostra de Ciências, com a Superintendência de Comunicação (Supec) e com a Secretaria de Cultura (Secult).

Além do financiamento da própria Universidade, eventos da Semana do Conhecimento da Ufes contam com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), da Fundação de Amparo à Pesquisa (FAP) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

 

Texto: Lidia Neves
Edição: Thereza Marinho

 

Categoria: 
Destaque
Evento
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Essa é uma ação da Ufes relacionada ao Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 4 da Organização das Nações Unidas. Clique e veja outras ações.
Essa é uma ação da Ufes relacionada ao Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 9 da Organização das Nações Unidas. Clique e veja outras ações.
Acesso à informação
Transparência Pública
Planejamento e Gerenciamento de Contratações (PGC)
Dados abertos
Prestação de contas

Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras | Vitória - ES - CEP 29075-910 | © Universidade Federal do Espírito Santo 2013. Todos os direitos reservados.