Semana do Conhecimento é o tema do programa Ciência Ufes desta sexta, 20

19/11/2020 - 19:36  •  Atualizado 20/11/2020 18:14

A Semana do Conhecimento da Ufes 2020, que será realizada entre os dias 24 a 26 de novembro, é o tema do programa Ciência Ufes desta sexta-feira, 20. Para falar sobre a programação do evento, serão entrevistados os professores Etereldes Gonçalves e Claudia Pedroza, que participam da coordenação da Semana. O Ciência Ufes vai ao ar toda sexta-feira, às 10 da manhã, por meio da Rádio Universitária FM 104,7.

Tradicional evento da Universidade, que costuma reunir milhares de visitantes nos campi da Ufes, a Semana do Conhecimento deste ano será totalmente on-line, devido à pandemia provocada pelo novo coronavírus. O evento apresenta para a sociedade cursos, projetos de ensino, pesquisas, ações de extensão e todo o conhecimento produzido pela Universidade. A programação é toda gratuita, composta por eventos transmitidos ao vivo e por vídeos gravados, que estarão reunidos em https://scufes.org/.

Segundo a professora Cláudia Pedroza, além de contar com grandes nomes do ensino, da pesquisa e da extensão e abordar temáticas atuais, como a COVID-19 e a inteligência artificial, a Semana terá ainda uma grande programação cultural. Segundo a coordenadora, o formato digital possibilita que o material produzido possa ser acessado de qualquer parte do Brasil e do mundo e tenha um caráter permanente, podendo ser acessado posteriormente.

Temas abordados

A Semana do Conhecimento é parte da 17ª Semana Estadual de Ciência e Tecnologia, organizada pela Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti) do Espírito Santo. O tema central do evento capixaba é Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira.

Fazem parte da Semana do Conhecimento a Jornada de Iniciação Científica, a Jornada Integrada de Extensão e Cultura, a Mostra de Ciências e uma programação integrada, que trará transmissões ao vivo e vídeos com debates sobre os desafios do mundo do trabalho, políticas afirmativas e acessibilidade no ensino superior, entre outros temas.

O programa Ciência Ufes aborda sempre pesquisas, projetos e ações da Ufes que têm impacto direto na vida das pessoas. Além da frequência 104.7 do FM, a rádio Universitária pode ser acessada pela internet, no endereço https://radio.ufes.br/, ou pelo aplicativo disponível aqui.

Texto: Hélio Marchioni