Seminário on-line aborda os desafios da atuação do psicólogo na escola

23/06/2022 - 11:09  •  Atualizado 24/06/2022 15:35

Desafios para a inserção do psicólogo na escola: o que dizem os atores escolares é o tema do webinar (seminário on-line) promovido pelo Laboratório de Estudos do Desenvolvimento Humano (Ledhum) da Ufes nesta sexta-feira, 24. Para abordar o assunto, foi convidada a psicóloga e mestranda em Psicologia do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGP) da Ufes, Eliane de Siqueira Gonçalves.

O evento terá início às 14 horas, em formato remoto, com transmissão ao vivo pelo canal do Laboratório no YouTube. O seminário é aberto a todos os interessados e não é necessário fazer inscrição prévia. O webinar também conta com o apoio do PPGP.

Eliane é graduada em Psicologia e desenvolve pesquisas na área da Psicologia Escolar e Desenvolvimento Humano. No momento, está finalizando o mestrado em Psicologia na linha de pesquisa Desenvolvimento e Aprendizagem. Sua pesquisa busca compreender as percepções de atores escolares sobre a possibilidade de atuação da psicologia escolar. O objetivo é coletar opiniões de gestores, professores, estudantes e seus responsáveis acerca das possibilidades de atuação do psicólogo na escola, além de construir novos conhecimentos para a atuação desse profissional no ambiente escolar e de saberes relacionados ao desenvolvimento e aprendizagem dos estudantes.

Pesquisa e intervenção

O Ledhum-Ufes tem como objetivo geral a pesquisa e a intervenção, com ênfase nos aspectos cognitivos, afetivos e sociais, em diferentes contextos de desenvolvimento ao longo do ciclo de vida. Atualmente, por meio do laboratório, são realizados trabalhos de iniciação científica, mestrado e doutorado, além de projetos de extensão e estágio curricular supervisionado.

Dentre as temáticas estudadas, estão: avaliação e intervenção com jogos de regras, jogos eletrônicos e contos de fadas em situações de desenvolvimento típico e atípico; construção de novos instrumentos e procedimentos de avaliação e intervenção; e investigações sobre diferentes contextos de desenvolvimento humano.

O Laboratório é coordenado pela professora Cláudia Rossetti, em colaboração com as professoras Cláudia Pedroza e Gabriella Moura.

Texto: Jorge Medina