TCC de estudantes egressas da modalidade a distância é publicado em livro de Direito

22/03/2021 - 18:05  •  Atualizado 23/03/2021 21:01

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) das egressas Jéssica Prates e Roseane Lyrio, do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas na modalidade a distância da Ufes, foi selecionado para compor um capítulo do livro Direito: Ramificações, Interpretações e Ambiguidades 3.

A coletânea, publicada pela Editora Atena e organizada pelo professor e pesquisador Adaylson Vasconcelos, reúne pesquisadores de diversas instituições do país que abordam discussões em temáticas da área do Direito nas mais amplas questões da sociedade. No capítulo Direito e Oncologia, as autoras apresentam um panorama dos direitos fundamentais dos pacientes com neoplasia maligna no Brasil. A pesquisa foi orientada pela professora e pesquisadora do Colegiado de Ciências Biológicas EaD da Ufes Débora Meira.

As estudantes egressas comentam que receberam o convite da orientadora para transformar o trabalho acadêmico em um capítulo de livro e, mesmo diante dos desafios e prazos apertados para envio da publicação, resolveram abraçar essa oportunidade.

“Essa publicação representa muito pra mim. Fiz a faculdade com muito esforço. Trabalhava fora, sou casada e mãe de dois filhos. Por várias vezes pensava em desistir, pois morava em outra cidade que não era onde o Polo UAB se localiza. Depois de ter o TCC aprovado com nota 10, essa publicação veio como uma ‘cereja no bolo’. Representa superação, força e resultado de muita dedicação”, comemora Jéssica Prates.

Para Roseane Lyrio, foi graças à Universidade e ao Polo UAB de Vargem Alta que ela teve a oportunidade de cursar o ensino superior em sua cidade. Ela também destaca o apoio da orientadora e, em especial, da coordenadora do curso de Ciências Biológicas EaD, Luciana Thomaz: “Ter meu trabalho acadêmico publicado em um livro é a realização de um sonho dito impossível por muitas pessoas e durante muito tempo. Sou de família humilde, e também a primeira da minha família com curso superior. Cursar a Ufes sempre foi um sonho e todas as noites mal dormidas durante os anos de faculdade agora fazem sentido. Eu posso, através dos meus esforços, levar conhecimento para um grande número de pessoas, estas que vão poder fazer uso desse conteúdo para enriquecer seu aprendizado. Isso é impossível de mensurar”.

A professora Luciana Thomaz ressalta que “a coordenação do curso de Ciências Biológicas EaD sente-se muito feliz com essa publicação. Isso vem fortalecer ainda mais nossa credibilidade e confiança no curso, que sempre prezou pela educação de qualidade aliada à pesquisa e à extensão”.

O livro digital está disponível para download gratuito no Portal eduCAPES: https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/597267.

Com informações da Superintendência de Ensino a Distância (Sead) da Ufes