Ir para o conteúdo
GovBR

Ufes adere ao Programa Trabalho Seguro e contribuirá com estudos e ações para construção de uma cultura de prevenção

27/06/2025 - 17:06  •  Atualizado 27/06/2025 18:02
Texto: Thereza Marinho
Compartilhe
Na foto, os representantes das instituições signatárias do acordo e do Tribunal

O reitor da Ufes, Eustáquio de Castro, assinou nesta sexta-feira, 27, o termo de adesão da Universidade ao Grupo de Trabalho Interinstitucional (Getrin) do Programa Trabalho Seguro. A solenidade aconteceu no auditório do Tribunal Regional do Trabalho (TRT/ES), em Vitória, e contou com a presença do reitor do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), Jadir Pela, e da representante da Defensoria Pública da União no Espírito Santo, Aline Pacheco, instituições que também passaram a integrar o Getrin nesta data.

Instituído pelo Tribunal Superior do Trabalho e pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho, o Programa visa à formulação e execução de projetos e ações voltados à prevenção de acidentes de trabalho e ao fortalecimento da Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho. O principal objetivo da iniciativa é contribuir para a diminuição do número de acidentes de trabalho registrados no Brasil, além de conscientizar a população sobre a importância do tema e contribuir para o desenvolvimento de uma cultura de prevenção de acidentes de trabalho.

Na solenidade, Eustáquio de Castro afirmou que a Universidade como espaço de ciência, pensamento crítico e formação cidadã e profissional tem um papel fundamental na missão de proteger a saúde e a segurança de trabalhadoras e trabalhadores.

“Sabemos que o conhecimento transforma, e que ele é ainda mais potente quando orientado para o bem comum. Nesse sentido, a Ufes se junta a este pacto com a responsabilidade de fomentar pesquisas, formar profissionais comprometidos com a equidade e ampliar os horizontes do diálogo entre saberes técnicos, jurídicos e sociais. Por meio do ensino, da pesquisa e da extensão, a Universidade pode e vai contribuir com estudos sobre causas e consequências de acidentes do trabalho, ações educativas de sensibilização, capacitação técnica e construção de uma cultura de prevenção, fortalecendo o diálogo interinstitucional”, destacou o reitor da Ufes.

Imagem
Foto do reitor assinando o termo de adesão da Ufes ao Getrin
O reitor Eustáquio de Castro assinou o termo de adesão da Ufes ao Getrin

Ele disse ainda que espera que o acordo de cooperação técnica assinado seja o ponto de partida e de renovação de ações concretas, sustentáveis e duradouras: “Que ele frutifique na forma de políticas públicas, pesquisas, formações e projetos que impactem positivamente a vida daqueles que mais precisam ser protegidos pelas instituições que aqui representamos. A Ufes está pronta para contribuir, aprender e caminhar ao lado das demais instituições, na construção de um Espírito Santo mais justo e seguro para todas as pessoas”.

Diversidade

A assinatura do termo de adesão integrou a programação do Encontro sobre Letramento em Diversidade - (re)pensando o direito do trabalho a partir dos grupos minorizados, realizado nesta sexta-feira, pelo TRT/ES, em parceria com a Associação Espírito Santense dos Advogados Trabalhistas, a Ordem dos Advogados do Brasil - seccional Espírito Santo, a Escola Judiciária do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo, a Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Servidores da Justiça Federal de Primeiro Grau do Espírito Santo e a Escola da Magistratura do Estado do Espírito Santo (Emes).

O encontro abordou os temas Diversidade e Inclusão no Mercado de Trabalho, com a participação do senador Fabiano Contarato e da jurista e historiadora Clarisse Mack; e Proteção ao Trabalho Digno no Aspecto do Combate ao Trabalho Infantil, com o advogado João Francisco Coelho e do servidor do Tribunal de Justiça do Ceará Felipe Caetano.

Escravidão contemporânea

Também como parte do evento foi aberta a exposição fotográfica Rostos da Escravidão Contemporânea, que reúne 14 imagens do fotógrafo e documentarista João Roberto Ripper. O objetivo da mostra é sensibilizar sobre as formas modernas de escravidão e reforçar a importância de ambientes laborais seguros, relações de trabalho saudáveis e respeito à dignidade das pessoas.

A exposição ficará aberta ao público durante todo o mês de julho, de segunda a sexta-feira, das 12 às 19 horas.

Na foto principal, os representantes das instituições signatárias do Getrin: Fábio Bonisson, juiz auxiliar da Presidência do TRT; Estanislau Bozi, procurador-chefe do Trabalho da 17ª Região; Aline Pacheco, defensora pública da União no Espírito Santo; Jadir Pela, reitor do Ifes; Germana de Morelo, juíza do TRT-ES; Alcimar Silva, superintendente Regional do Trabalho e Emprego no Espírito Santo; Eustáquio de Castro, reitor da Ufes; Wemerson Pestana, superintendente da Polícia Rodoviária Federal no Espírito Santo; Orlei Cardoso, subsecretário de Estado de Vigilância em Saúde; Anna Beatriz Costa, presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 17ª Região; e Gilcemar Endlichrepresentante da Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro).

Fotos: Thereza Marinho

Categorias relacionadas
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.