Ufes adere a Programa de Combate à Desinformação. Lançamento nesta quarta, 18

17/05/2022 - 12:26  •  Atualizado 01/11/2022 09:20

A Ufes se tornou instituição parceira do Supremo Tribunal Federal (STF) no Programa de Combate à Desinformação (PCD), criado pela Corte em agosto do ano passado, e que será lançado nesta quarta-feira, 18, às 11h30, nos formatos presencial e remoto. Um termo de adesão ao programa, que tem a participação de outras universidades brasileiras, foi firmado entre a Ufes e o STF, além de convênio para cooperação técnica. A proposta do programa é o enfrentamento à disseminação de notícias falsas e às narrativas odiosas contra a imagem e a credibilidade do STF e demais instituições públicas, propondo articulações, estratégias e ações de comunicação para respostas com conteúdo verdadeiro.

A cerimônia de lançamento do PCD terá a participação do reitor Paulo Vargas e do professor e pesquisador Edgard Rebouças, do Departamento de Comunicação Social, que representa a Universidade no programa. Como parte do evento de lançamento, o STF realizará, na quarta-feira, 18, e na quinta-feira, 19, o seminário com a temática Combate à desinformação: desafios para o Poder Judiciário, para o Brasil e para o mundo, com três painéis. Para as instituições de ensino superior foi reservado o painel Contribuição das universidades para a preservação da democracia, que terá Edgard Rebouças como um dos palestrantes. Todo o evento será transmitido pelo canal oficial do STF no YouTube.

Medidas transparentes

O PCD prevê o desenvolvimento de medidas transparentes, democráticas e multissetoriais para se evitar a propagação de notícias falsas, mantendo o objetivo de preservar e fortalecer as liberdades fundamentais de comunicação, que são protegidas pela Constituição. “A desinformação é uma prática nociva à sociedade, porque compromete a credibilidade das instituições públicas e traz impactos negativos para a cidadania e para a tomada de decisões no cotidiano das pessoas, além de fragilizar fortemente a democracia”, pondera o reitor Paulo Vargas.

Edgard Rebouças, por sua vez, observa que a Ufes realizou uma chamada à comunidade universitária para o debate acerca da iniciativa e para a apresentação de contribuições, que envolveu professores, técnicos e estudantes de diferentes áreas acadêmicas e administrativas. “Temos linhas de pesquisa, projetos e ações de extensão que tratam da desinformação, que é um aspecto bastante atual na cena brasileira, e a universidade pode oferecer inúmeras contribuições”, assinala o pesquisador. Rebouças participa do PCD como coordenador do Observatório da Mídia: direitos humanos, políticas, sistemas e transparência, e como coordenador de pesquisa da Rede Nacional de Combate à Desinformação (RNCD). Também participam pela Ufes os professores Fabio Diaz Camarneiro e Daniela Zanetti, ambos do Departamento de Comunicação Social.

Texto: Luiz Vital
Imagem: Freepik