Ufes capacita programas de pós-graduação para avançar na internacionalização

29/07/2021 - 20:08  •  Atualizado 02/08/2021 17:14

Com o objetivo de avançar nas ações de internacionalização, a Secretaria de Relações Internacionais (SRI) da Ufes – em parceria com a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) – estruturou uma agenda de capacitação a partir do mês de agosto envolvendo os cursos que integram o Programa Institucional de Internacionalização (Print). São aulas de inglês sobre o que significa a internacionalização, além de oficinas de capacitação para tradução e revisão de textos científicos.

Segundo o chefe da Divisão de Idiomas da SRI, Alexsandro Rodrigues Meireles, um levantamento realizado junto à comunidade universitária apontou as necessidades relacionadas ao domínio de outros idiomas, especialmente o inglês, nos programas de pós-graduação. “Pretendemos com esses cursos contribuir para o conhecimento linguístico de professores, estudantes e técnicos administrativos visando, principalmente, o Print”, afirmou.

As aulas de inglês serão virtuais, voltadas para docentes, técnicos-administrativos e estudantes que estão em vias de sair do país para doutorado sanduíche. Serão quatro turmas de, no máximo, 20 alunos, que farão dois módulos com duração, cada um, de dois meses. A previsão é que o primeiro módulo comece ainda no mês de agosto. O curso será oferecido em parceria com o Departamento de Línguas e Letras do CCHN.

O curso sobre conceitos de internacionalização será ministrado em três encontros virtuais pela equipe da SRI. São 30 vagas para professores e técnicos. O mesmo número de vagas será aberto para o treinamento sobre aprendizagem internacional voltado para docentes. Os professores serão orientados sobre o sistema Collaborative Online International Learning (COIL), modalidade de ensino/aprendizagem que envolve universidades de dois países. Ambos os cursos devem acontecer em setembro.

Outra iniciativa voltada para professores é uma parceria com o Consulado dos Estados Unidos e será ministrado pela Universidade de Ohio. Trata-se de instrumentação em inglês – English as a Medium of Instruction (EMI) – visando à oferta de disciplinas nesse idioma. São doze vagas para professores dos programas de pós-graduação ligados ao PrInt. As aulas serão entre agosto e novembro.

Escrita acadêmica

A SRI também está criando o Centro de Apoio à Escrita Acadêmica (Caesa) com o objetivo de auxiliar os pesquisadores com textos em língua estrangeira. Numa parceria com o Departamento de Línguas e Letras, serão oferecidas oficinas com o objetivo de criar uma maior independência para estudantes e docentes na tradução de textos acadêmicos para publicação em revistas internacionais. A previsão é que ainda neste ano seja lançado um edital para recebimento de manuscritos que poderão contar com esse apoio.

Mais detalhes serão disponibilizados em breve no site da SRI.

Texto: Sueli de Freitas