Ufes hasteia bandeira em adesão à campanha Maio Amarelo, para um trânsito mais seguro

19/05/2021 - 16:21  •  Atualizado 01/11/2022 09:22

A Administração Central da Ufes realizou nesta quarta-feira, 19, o hasteamento da bandeira amarela alusiva ao movimento Maio Amarelo, que tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância de atitudes positivas no trânsito para a redução do número de acidentes. A bandeira foi hasteada no campus de Goiabeiras, em frente ao Teatro Universitário, ao lado das bandeiras da Ufes e do Estado do Espírito Santo.

Durante o mês de maio, o Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran-ES) desenvolverá ações digitais, além de uma campanha educativa visando um trânsito mais seguro e gentil. Clique aqui para saber mais.

O diretor geral do Detran-ES, Givaldo Vieira, destacou a importância da parceria com a Ufes. “É de grande relevância para nós a adesão de uma instituição como a Ufes a um movimento tão importante como o Maio Amarelo. É um público importante de jovens e adultos que pode ser alcançado com a conscientização para um trânsito mais humano e seguro. A bandeira amarela, hasteada no campus de Goiabeiras, chama a atenção para esta causa e a equipe de educação do Detran também realizou palestra on-line para a conscientização sobre segurança no trânsito com o Laboratório de Estudos sobre Violência, Saúde e Acidentes da Universidade”, destacou.

Para o vice-reitor da Ufes no exercício da Reitoria, Roney Pignaton, a adesão ao movimento Maio Amarelo reforça o compromisso da Universidade com a formação de cidadãos conscientes e com a preservação da vida. “A Ufes é, antes de tudo, uma instituição de ensino, que tem a missão de promover uma formação humana para a construção de uma sociedade mais ética, responsável e que valorize as pessoas. A parceria com o Detran nos permite contribuir também para a conscientização de que um trânsito mais seguro se faz a partir da atitude responsável de cada um”, afirma.

Dados

O Detran-ES aponta que, no Espírito Santo, no primeiro trimestre de 2020, 154 pessoas perderam a vida nas vias capixabas, conforme relatório do Observatório Estadual de Segurança Pública. Até março deste ano, 165 pessoas perderam a vida por decorrência de acidentes de trânsito, sendo que, desse total, 48% eram motociclistas. No acumulado de 2020, no entanto, foi registrada uma redução de 7,1% (806 / 749) no número de vítimas fatais no trânsito se comparado ao total de 2019.

Matéria atualizada em 20/05/2021

Texto: Thereza Marinho, com informações do Detran-ES
Imagem: Laura Gomes (bolsista de projeto de Comunicação)