Ufes participa do Festival de Cinema de Vitória com mostra para público infantojuvenil

21/06/2022 - 17:05  •  Atualizado 23/06/2022 10:56

A agenda desta semana no Cine Metrópolis é marcada por festivais, com destaque para o 28º Festival de Cinema de Vitória. O cinema da Ufes será sede do Festivalzinho de Cinema, que integra a programação do evento entre os dias 22 e 24 de junho, com sessões às 9 e às 14 horas.

O Festivalzinho, que precisou ser paralisado em função da pandemia da covid-19, retorna em 2022 com o objetivo de criar um intercâmbio entre estudantes da rede pública e o universo do audiovisual, estimulando a sensibilidade desse público para as artes. Cerca de 1.800 estudantes de quatro escolas públicas terão a oportunidade de entrar em contato com seis filmes, em sessões gratuitas. O evento é restrito às instituições convidadas; porém, havendo assentos disponíveis, o público em geral poderá participar.

Os curtas-metragens exibidos abarcam temas voltados para o público infantojuvenil, como amizade, inclusão de pessoas com deficiência e criatividade. São eles: A Cápsula do Tempo, de Rodrigo Grota; Umbrella, de Helena Hilário e Mário Pece (curta-metragem qualificado ao Oscar em 2021); Sobre Amizade e Bicicletas, de Julia Vidal; Stone Heart, de Humberto Rodrigues; Antes que Vire Pó, de Danilo Custódio; e O Sonho do Zezinho, de Edmundo Lacerda.

Ao longo de duas décadas, o Festivalzinho já superou a marca de 160 exibições, alcançando um público de mais de 40 mil crianças e adolescentes e 57 instituições de ensino.

A programação completa do Festival de Cinema de Vitória pode ser vista aqui e no Guia do Festival.

Outros eventos

Além da participação no Festival de Cinema de Vitória, o Cine Metrópolis também exibirá filmes como parte da programação do Festival Varilux, entre os dias 23 de junho e 6 de julho. O evento, voltado ao cinema francês, apresentará 18 filmes em sessões especiais. Os ingressos custam R$ 16 (inteira) e R$ 8 (meia). A programação completa do Varilux está disponível aqui.

Também haverá uma sessão especial do documentário brasileiro Espero que esta te encontre e que estejas bem, dirigido por Natara Ney. O filme conta uma história de amor revisitada a partir de cartas escritas nos anos 1950 entre uma moradora de Campo Grande e seu noivo, que estava no Rio de Janeiro, e que foram encontradas pelos realizadores do filme em uma feira de antiguidades. A partir desta descoberta, os cineastas partem para localizar o casal e descobrir o desfecho do romance. A diretora estará presente no Metrópolis no dia 27 de junho para uma sessão com debate.

Mais informações estão disponíveis no site do Cine Metrópolis.

Texto: Vinícius Fontana
Imagem: Divulgação Festival de Cinema de Vitória