
Treze estudantes estrangeiros participaram nesta segunda-feira, 17, de uma recepção realizada pela Secretaria de Relações Internacionais (SRI) da Ufes. As boas-vindas aconteceram na sala de reuniões da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), no campus de Goiabeiras. Na ocasião, os futuros discentes foram apresentados à Ufes e às políticas de assistência estudantil oferecidas pela Universidade e receberam orientações sobre a vida acadêmica, além de terem apresentado a documentação para a matrícula.
Os novos estudantes vêm de diferentes partes do mundo, como Gabão, República do Congo, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Bangladesh, Peru, Paraguai e Panamá. A partir do dia 22 de abril, data de início do primeiro semestre letivo de 2025, eles irão frequentar os campi de Goiabeiras, Maruípe, Alegre e São Mateus.
Uma dessas estudantes é Núria Cacuima. A jovem angolana de 21 anos vai realizar o sonho de cursar Odontologia. “Em Angola fiz o Ensino Médio junto do curso de Estomatologia. Quis continuar o curso, porque só o médio não basta. Então a minha expectativa sempre foi ampliar meus conhecimentos e fazer o curso superior nessa área”, explicou.
Já Anna Maria Cortes é do Paraguai e chega à Ufes para estudar Fisioterapia. Ela ressalta a mistura de emoções de iniciar a trajetória acadêmica em um País que possui uma cultura diferente. “Estou muito feliz pela oportunidade e minhas expectativas são altas. Quero, no futuro, finalizar o curso e me tornar uma boa profissional”, destacou.
Além dos cursos de Odontologia e Fisioterapia, os estudantes estrangeiros cursarão graduações como Administração, Arquitetura, Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Enfermagem, Engenharia da Computação e Nutrição.
Primeiro contato
O secretário de Relações Internacionais Felipe Guimarães afirmou que esse tipo de acolhimento é um momento especial para a Ufes e para a SRI, pois representa um primeiro contato entre a cultura local e a cultura de origem dos estudantes, dentro de um contexto institucional.
“É importante prover apoio nas primeiras questões burocráticas para estabelecimento no País e apresentar uma visão geral do Brasil, do Espírito Santo e da Grande Vitória. O contato com novas culturas traz desafios que podem ser superados com o apoio institucional adequado, de maneira a promover maior integração entre estudantes locais e estrangeiros, em especial nos processos de internacionalização do ensino superior”, destaca o secretário.
A presença de estudantes estrangeiros na Ufes não é incomum. A Universidade acolhe estudantes do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G) e do Programa de Estudantes-Convênio de Português como Língua Estrangeira (PEC-PLE). E essa tendência deve continuar, segundo Guimarães. “Para esse próximo semestre (2025-1) estão previstos 61 novos estudantes”, conclui o secretário.
Fotos: Frederico Rigoni e Thiago Sobrinho