Ufes recepciona estudantes estrangeiros oriundos de cinco países

19/02/2024 - 16:46  •  Atualizado 22/02/2024 17:23

A Secretaria de Relações Internacionais (SRI) da Ufes realizou nesta segunda-feira, 19, uma reunião de acolhimento dos estudantes estrangeiros vinculados ao Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G) que ingressarão na Ufes neste primeiro semestre. O PEC-G tem o objetivo de oferecer oportunidade de formação superior a cidadãos de países em desenvolvimento com os quais o Brasil mantém acordos educacionais e culturais.

A recepção ocorreu na sala de reuniões do Gabinete da Reitoria, e contou com a presença do vice-reitor Roney Pignaton (na foto, de terno cinza). Os estudantes são naturais da Nigéria, Guatemala, República do Congo, de Gana, e do Gabão.

De maneira descontraída, os alunos se apresentaram e receberam informações sobre as aulas de língua portuguesa, a estrutura da Ufes e seus campi, além de aprenderem um pouco mais sobre o Brasil e a cultura capixaba por meio de um quiz. Dos 11 ingressantes, sete estavam presentes na reunião (foto abaixo).

Curso de português

Inicialmente, os estudantes farão o curso de língua portuguesa na Ufes ao longo de 2024. Após uma avaliação escrita e oral que ocorrerá no final do ano, eles vão ingressar na graduação escolhida. O curso de língua portuguesa para alunos estrangeiros da Ufes atende não só aqueles que estudarão na Universidade, como também alunos que farão a graduação em outra instituição que não possui essa preparação, como é o caso da ingressante Safidy Nicole, da Guatemala, que pretende cursar Artes Visuais na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Embora ainda não tenham iniciado a graduação, alguns dos ingressantes estrangeiros já pensam na pós-graduação. É o caso do estudante Daverrand Pembeth, natural da República do Congo. “Após concluir o curso de Ciências Biológicas na Ufes, pretendo iniciar uma pós-graduação na instituição”, destaca.

Texto e fotos: Dhebora Molina (bolsista em projeto de Comunicação)