Ufes sedia formação de gestores escolares neste sábado, 22

21/10/2022 - 17:10  •  Atualizado 22/10/2022 21:15
Compartilhe

Acontece neste sábado, 22, a partir das 8 horas, um encontro formativo voltado para gestores escolares das redes municipais e estadual de ensino do Espírito Santo sobre o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), do Ministério da Educação (MEC). Os gestores receberão informações sobre adesão, execução e prestação de contas do PDDE. O evento será realizado no auditório Manoel Vereza, localizado no Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE), no campus de Goiabeiras. A expectativa é reunir cerca de 200 pessoas.

Com o tema Perspectivas de práticas bem-sucedidas no PDDE, o curso é promovido pelo Centro Colaborador de Apoio ao Monitoramento e à Gestão de Programas Educacionais (Cecampe-Sudeste), da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), em parceria com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e em articulação com a Ufes. 

O curso é fruto de um edital aberto pelo FNDE, vinculado ao MEC, para que instituições federais de ensino superior desenvolvessem ações de pesquisa, ensino e extensão para capacitar gestores educacionais a operar os programas governamentais para a educação. 

“Essa é uma prestação de serviços à gestão escolar por meio do Cecampe-Sudeste, criado pela Universidade de Uberlândia, que captou o edital do FNDE. A Ufes foi convidada a atuar como articuladora na mobilização dos gestores, por meio das secretarias estadual e municipais de Educação do Espírito Santo, e a conhecer o IdeGES-PDDE [Índice de Desempenho da Gestão Descentralizada do PDDE], que é um instrumento de monitoramento e avaliação do programa”, afirma a coordenadora regional do Cecampe na Ufes, Patrícia Rufino, professora do Departamento de Educação, Política e Sociedade.  

Segundo Janine Peixoto, uma das coordenadoras do curso e professora da UFU, além de apresentar o Cecampe-Sudeste, os instrutores do curso passarão por todas as etapas do PDDE: adesão, execução e prestação de contas do programa. 

Ela também falou sobre a importância da articulação feita pela Ufes com os gestores: “O principal papel da universidade parceira é articular junto às secretarias municipais e estaduais para garantir que o máximo possível de gestores estejam presentes na formação. Desse modo, [os gestores] poderão aderir, executar e prestar contas da forma correta, para que os recursos sejam usados da melhor maneira na escola. Isso garantirá uma escola social e etnicamente referenciada, pois um dos princípios do Cecampe é ter como foco a inclusão e a diversidade”, afirmou.

PDDE

O PDDE é um programa que destina recursos às escolas públicas da educação básica das redes estaduais, municipais e do Distrito Federal e às escolas privadas de educação especial mantidas por entidades sem fins lucrativos. Os recursos devem ser usados para melhoria da infraestrutura física e pedagógica, reforço da autogestão escolar e elevação dos índices de desempenho da educação básica. Os valores são transferidos de acordo com o número de alunos registrado no censo escolar do ano anterior ao do repasse. 

Inscreva-se!

No dia 19 de novembro, das 8 às 18 horas, no auditório Manoel Vereza, uma nova turma de gestores vai passar pela formação presencial. Ainda há algumas vagas. As inscrições podem ser feitas por meio de formulário on-line.   

 

Texto: Superintendência de Comunicação, com informações do MEC