Ufes será única instituição brasileira de ensino superior a ofertar disciplina de Direito Canônico

10/07/2024 - 17:37  •  Atualizado 15/07/2024 18:12
Texto: Thiago Sobrinho     Edição: Thereza Marinho
Compartilhe
Foto das autoridades em pé, segurando o protocolo de intenções

A Ufes e o Instituto Superior de Direito Canônico de Londrina - Pontificia Università Gregoriana de Roma assinaram nesta quarta-feira, 10, um protocolo de intenções que vai torná-la a única instituição de ensino superior do País a oferecer a disciplina de Direito Canônico aos estudantes de graduação e pós-graduação. O evento que firmou o protocolo aconteceu no Auditório Manoel Vereza, no Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE), no campus de Goiabeiras.

A cerimônia contou com a presença do reitor Eustáquio de Castro e da vice-reitora Sonia Lopes; do diretor do CCJE, Hélio Zanqueto Filho; do coordenador do protocolo de intenções, Gilberto Fachetti; do padre Márcio Fernando França, diretor do Instituto Superior de Direito Canônico de Londrina; do arcebispo de Vitória, Dom Dario Campos; do bispo auxiliar da Arquidiocese de Vitória, Dom Andherson Franklin; e do padre Hiller Sezini, vigário judicial e presidente do Tribunal Eclesiástico Interdiocesano e de Apelação de Vitória (ES).

Representando o curso de Direito da Ufes, participaram o coordenador do programa de Pós-Graduação em Direito Processual (PPGDir), Cláudio Iannotti; o chefe do Departamento de Direito, Marco Antonio Olsen; e o coordenador do curso, Tiago Gonçalves.

Ampliar horizontes

O reitor da Ufes ressaltou a importância do Direito Canônico para o Ocidente. “A celebração deste protocolo de intenções se mostra como um esforço de ampliar os horizontes de nossa instituição, contribuindo para uma formação cada vez mais completa, aprofundada e multifacetada dos nossos estudantes”, disse Eustáquio de Castro.

O coordenador do protocolo de intenções, professor Gilberto Fachetti, chamou a atenção para a relevância dos estudantes terem acesso à disciplina de Direito Canônico. “É com muito orgulho que informo de que a Ufes é pioneira no Brasil, a única instituição de ensino superior do País a oferecer a disciplina Direito Canônico. Para a Ufes, isso significa cumprir uma missão, que é a de melhor formar seus alunos para atuarem profissionalmente. Nosso profissional do Direito terá uma especialidade a mais para colaborar com as demandas das pessoas perante a Igreja Católica, que é uma instituição grandiosa. No âmbito da pós-graduação, é a oportunidade de promover pesquisas a partir de um diálogo entre o Direito estatal e o Direito da Igreja”, explicou.

Imagem
Foto do auditório com o padre Márcio Fernando França falando no púlpito

O diretor do Instituto Superior de Direito Canônico de Londrina expressou sua satisfação em celebrar o convênio com a Ufes e destacou a importância do Direito Canônico na sociedade. “Que este protocolo possa produzir muitos e bons frutos, que é o que nós esperamos, para que realmente este conhecimento possa ser alargado”, afirmou França (na foto, falando aos presentes).

Pedido dos estudantes

De acordo com o professor Gilberto Fachetti, foi um pedido dos estudantes do 10º período em Direito que o levou a realizar um trabalho que envolvesse o Direito Canônico. “Eles me disseram que não queriam formar sem me ver cumprir a promessa de oferecer um curso de anulação de casamento no âmbito canônico”, relembra.

“Decidi ser audacioso e criei uma optativa, que ofertei neste atual semestre. Qual foi minha surpresa quando vi mais de 60 alunos requerendo a matrícula! Um público bastante heterogêneo: além de alunos católicos, tínhamos evangélicos, judeus e até ateus”, complementou o professor.

A iniciativa irá formar profissionais que sejam especializados e possam contribuir para que os capixabas tenham acesso à jurisdição católica. “Os estudantes poderão atuar especialmente em tribunais eclesiásticos, principalmente em causas de anulação de casamento e outras demandas”, enfatizou.

Ainda segundo Fachetti, a parceria assinada nesta quarta-feira abre portas para que novas cooperações internacionais aconteçam na Ufes, e não apenas no campo do Direito. “Precisamos trazer para nossos alunos espaços de atuação diferentes daqueles tradicionais. Assim, a Ufes contribui para a melhoria de certas áreas e certos conhecimentos”, concluiu o professor do Departamento de Direito.

Fotos: Thiago Sobrinho
 

Categorias relacionadas