Mais de cem peças de crochê produzidas por participantes do Programa Universidade Aberta à Pessoa Idosa (UnAPI) foram entregues ao Serviço Social do Centro de Convivência do Idoso do município de Venda Nova do Imigrante, no sul do Espírito Santo. Além de beneficiar instituições de Venda Nova, as peças também foram partilhadas com entidades dos municípios de Muniz Freire e Jerônimo Monteiro.
As peças – sapatinhos, mantas, gorros, cueiros, porta-garrafa, boinas, cachecóis, entre outras – foram produzidas no período de agosto a novembro desse ano, durante as oficinas do projeto Crochetando Arte e Doando Afeto. A doação foi realizada no dia 19 de novembro por um grupo de 15 participantes do Programa.
No Centro de Convivência de Venda Nova, além da doação das peças, o grupo na UnAPI também promoveu atividades com os idosos atendidos no local. “Promovemos uma seção de alongamento com uma professora de Educação Física e oficinas de dança sênior e zumba sênior. A receptividade foi excelente”, destacou a servidora aposentada Cláudia Paiva, que coordena a oficina de crochê no campus de Goiabeiras.
Troca de experiências
A oficina de crochê tem por finalidade proporcionar novos conhecimentos na arte do crochê e apresentar novas técnicas e ideias para criação de peças, além de estimular a criatividade, a sociabilidade e a troca de experiências entre as participantes.
Atualmente, o projeto conta com cerca de 30 participantes entre estudantes de graduação e idosos cadastrados ou não na UnAPI. Alguns participantes fazem seus crochês em casa e entregam peças prontas ou "quadradinhos" no guichê da Biblioteca Central da Ufes, onde a oficina funciona.
Os encontros são abertos a todas as pessoas interessadas e acontecem às quartas-feiras, das 9 às 13 horas, no hall da Biblioteca. Não é necessário inscrição prévia, e para participar basta comparecer levando linha e agulha.
Sobre a UnAPI
A Universidade Aberta à Pessoa Idosa é um programa de extensão vinculado ao Departamento de Serviço Social da Ufes, que atende a cerca de 180 pessoas por semestre. Por meio da educação continuada para pessoas a partir dos 60 anos, o Programa tem a finalidade de auxiliar no fortalecimento da cidadania dos idosos como sujeitos de direitos, inseridos em um contexto político, econômico e sociocultural.
A UnAPI oferece atividades que ajudam a combater o etarismo e desmistificar a velhice, muitas vezes vista de forma negativa, sendo tratada como doença ou problema, e não como resultado de um processo orgânico natural.
Mais informações estão disponíveis no perfil da UnAPI no Instagram.
Fotos: Divulgação/UnAPI