Ufes participa de encontro para fortalecimento e expansão da Rede Nacional de Comunicação Pública

10/05/2024 - 16:01  •  Atualizado 14/05/2024 16:15
Texto: Camila Fregona, com informações da Agência Brasil     Edição: Thereza Marinho
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Foto da abertura do evento em um auditório, mostrando a mesa principal com quatro dirigentes e o público presente.

Mais de 90 entidades parceiras da Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP) se reuniram nos dias 8 e 9, em Brasília, em evento promovido pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC) com o objetivo de discutir o fortalecimento e expansão da rede. A TV Ufes e a rádio Universitária, em processo de integração à RNCP, se fizeram presentes no encontro, por meio da participação da jornalista Camila Fregona, da Superintendência de Comunicação da Universidade.

Prevista na Lei de Criação da EBC, a RNCP é formada por emissoras de TV e rádio públicas que atuam por todo o país. Sua expansão é feita por meio de convênios com instituições públicas, em especial universidades (federais, estaduais e municipais) e institutos federais; além de parcerias com as três esferas governamentais. Entre parceiras estão 115 emissoras de TV e 155 de rádio. “Essa rede é importante para chegarmos em todos os cantos do país, colaborando em favor da democracia no Brasil, bem como para o combate às fake news”, disse o presidente da EBC, Jean Lima.

A diretora geral da EBC, Maíra Bittencourt, destacou que a RNCP é a rede que mais cresce no Brasil, e a TV Brasil é a quinta emissora mais assistida do país, com mais de 51 milhões de telespectadores alcançados. “A rede faz essa realização acontecer em termos de programação, de jornalismo, de audiência, de sinal distribuído pelo país afora. Então, nós somos muito gratos de poder viver e construir isso com cada um de vocês”, afirmou.

O encontro também foi uma oportunidade promover a troca de experiências entre os parceiros e o jornalismo em rede, bem como apresentar cases de sucesso de implementação das novas emissoras. Os participantes também puderam conhecer as janelas de exibição do conteúdo das parceiras nos canais de rádio e tv da EBC, realizar uma visita técnica à sede da empresa e participar de reuniões setoriais sobre tecnologia, programação e conteúdo.  

Foto do auditório com todos os presentes (à frente, a mesa principal de abertura e, atrás, os participantes)

Novidades

Durante o evento, foi lançado um mapa interativo que apresenta a abrangência da rede nos municípios brasileiros e anunciada a cobertura da série B de futebol brasileiro pela TV Brasil que, assim como os demais canais da EBC, disponibiliza sua grade de conteúdo aos parceiros.

Também foi anunciado o lançamento de editais de coprodução para tv, com repasse de recursos para a realização de séries temáticas que abranjam a diversidade presente nas cinco regiões do país. O primeiro edital, a ser lançado na próxima segunda, 13, será o Olhar Brasil. Com a temática turismo, o produto será composto por 13 episódios no formato de grande reportagem. Ainda para este ano estão previstos mais três editais, um deles voltado às universidades.

Desafios

Ao fim do evento, o presidente da EBC resumiu os principais desafios para o processo de reestruturação de comunicação pública do país, e expansão e fortalecimento da programação da RNCP. “O primeiro são recursos de orçamento e estamos fazendo essa discussão dentro do governo, porque sabemos que não se faz comunicação pública sem orçamento. O nosso segundo desafio é a implementação das rádios e tvs; contem com o nosso esforço para fazer a articulação aqui em Brasília. E o terceiro desafio, tanto na tv quanto no rádio, é consolidar uma grade de programação que atenda ao nosso propósito que é levar informação e educação para todo o Brasil”, finalizou Jean Lima.

Fotos: Camila Fregona e EBC

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