Cem estudantes da rede pública iniciam curso gratuito de programação no Centro Tecnológico da Ufes

28/06/2024 - 15:31  •  Atualizado 28/06/2024 19:02
Texto: Com informações do Introcomp     Edição: Thereza Marinho
Compartilhe
Foto de uma aula com os alunos no laboratório de informática

Cem estudantes de ensino médio da rede pública do Espírito Santo participam neste sábado, 29, da aula inaugural do Introcomp, no Laboratório de Informática do prédio CT-IX (CT-9), no campus de Goiabeiras. Serão duas turmas, uma de manhã e outra à tarde.

O Introcomp é um projeto de extensão que oferece um curso gratuito de programação básica a alunos do ensino médio da rede pública de ensino, com o objetivo de atrair mais jovens para as áreas tecnológicas e promover a inclusão digital de maneira mais efetiva. O projeto foi criado e é mantido por estudantes do Centro Tecnológico da Ufes.

Mais de 550 estudantes participaram do processo seletivo, que começou em maio. As aulas do projeto serão ministradas aos sábados e o curso será dividido em dois módulos: o primeiro, de nível básico, vai apresentar aos estudantes os conceitos básicos de algoritmos e programação; o segundo, de nível avançado, trabalhará conceitos como bibliotecas Python, com o desenvolvimento de um jogo ao final do módulo.

Parceria com o Secri

Neste ano, o projeto, por meio do Edital Fapes nº 11/2023 - Extensão Tecnológica, firmou uma parceria com o Serviço de Engajamento Comunitário (Secri), para incentivar a participação de jovens do Território do Bem, que abrange o bairro de São Benedito e comunidades vizinhas.

Durante o curso, serão oferecidas monitorias presenciais no Laboratório de Informática do Secri, além de apoio para deslocamento dos estudantes do Território até a Ufes, aos sábados.

Mais informações estão disponíveis no site do Introcomp e no perfil do projeto no Instagram.

Foto: Acervo do projeto

Categorias relacionadas