Em evento on-line no dia 21/03, Prograd apresenta resultados do Pibid

15/03/2022 - 18:05  •  Atualizado 01/11/2022 09:20
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O encerramento das atividades, neste mês de março, do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) 2020 será marcado por um evento on-line na próxima segunda-feira, 21, transmitido pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), em seu canal do YouTube, a partir das 18 horas.

Na ocasião, serão apresentados os resultados dessa última oferta do Programa, que contemplou 216 estudantes de licenciatura com bolsas que possibilitaram sua atuação em escolas da rede pública estadual e municipais, permitindo a aproximação entre a formação teórica e a prática dos bolsistas. Participarão do evento, que terá duração de cerca de duas horas e meia, coordenadores de área e supervisores das escolas parceiras, além da diretora de Apoio Acadêmico da Prograd, Margarete Moraes.

Formação prática

Segundo o coordenador institucional do Pibid na Ufes, Marcos Vogel, a importância do Programa está em envolver as escolas parceiras no processo de formação dos estudantes, preparando, desde o começo da formação, os futuros professores para sua atuação docente. "Tudo aquilo que a gente trabalha na idealização da formação docente, nós conseguimos colocar em prática junto à escolas parceiras com esse programa", afirmou o professor.

No último edital do Pibid, publicado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), a Ufes recebeu 120 bolsas para áreas denominadas como prioritárias, que abrangem as de Ciências da Natureza, Matemática, Pedagogia e Alfabetização; e 96 para as áreas gerais compostas pelas demais licenciaturas. Os estudantes selecionados atuaram durante 18 meses em escolas estaduais e de alguns municípios, como Vitória e São Mateus. Bolsistas do curso de Educação do Campo também atuaram em escolas de Minas Gerais. O acompanhamento do desempenho dos estudantes foi feito por meio dos relatórios das atividades, reuniões com as coordenações e por canais de comunicação via internet.


Texto: Nábila Corrêa
Edição: Thereza Marinho