Em visita ao Itaipu Parquetec, gestores da Ufes discutem parcerias nas áreas de energia, inteligência artificial e segurança cibernética

23/08/2024 - 13:00  •  Atualizado 26/08/2024 18:41
Texto: Thereza Marinho
Compartilhe
Posam para a foto Gabriel Azcurra e Andrea Schmoeller, da equipe do Itaipu Parquetec; Miriam de Magdala e Eustaquio de Castro, da Ufes; Irineu Colombo, diretor superintendente do Itaipu Parquetec; e Jadir Pela e André Romero, do Ifes.

O reitor da Ufes, Eustaquio de Castro, e a superintendente de Projetos e Inovação da Universidade, Miriam de Magdala, realizaram uma visita técnica nesta quinta-feira, 22, ao ecossistema de inovação da Itaipu Binacional, o Itaipu Parquetec, localizado em Foz do Iguaçu. Durante a visita foram discutidas possíveis parcerias nas áreas de energia, inteligência artificial e segurança cibernética.

A visita foi realizada em conjunto com o reitor do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), Jadir Pela, e o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação do Ifes, André Romero da Silva. O Itaipu Parquetec integra entidades como instituições de ensino, empresas e órgãos governamentais, a fim de promover a troca de conhecimentos em prol da elaboração de soluções para a sociedade, por meio de projetos e políticas de fomento ao desenvolvimento científico e tecnológico, inovação e empreendedorismo.

Os gestores foram recebidos pelo diretor superintendente do Parque Tecnológico Itaipu-Brasil, Irineu Colombo. Durante a manhã, eles visitaram o Núcleo de Inteligência Territorial, o Escritório de Projetos e Captação de Recursos, e os laboratórios de Tecnologias Aplicadas e de Segurança Cibernética.

Imagem
Foto de André Romero, Jadir Pela, Eustáquio de Castro e Miriam de Magdala em frente à usina Itaipu Binacional

Já no período da tarde foi realizada uma visita técnica às instalações da usina hidrelétrica Itaipu Binacional (foto).

Expansão

O Itaipu Parquetec foi criado em 2003, como parte da expansão da missão da Itaipu Binacional. Instalado nas dependências da margem brasileira da usina, em uma área de 75,54 hectares, o complexo conta com salas de aula, laboratórios de ensino e pesquisa, centros de excelência, instituições científicas e de inovação tecnológica, e uma incubadora de empresas voltadas para a formação de competências e qualificação técnica.

O parque tecnológico, criado como instrumento para contribuir com o compromisso da usina em promover o desenvolvimento socioeconômico, está instalado na Tríplice Fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina.

Categorias relacionadas