Professores da Ufes lançam novo volume da coletânea Uma história brasileira das doenças

26/04/2022 - 10:52  •  Atualizado 27/04/2022 17:40
Compartilhe

Professores do Programa de Pós-Graduação em História (PPGHIS) da Ufes, em parceria com pesquisadores de outras instituições, lançaram no dia 18 de abril o décimo primeiro volume da coletânea Uma história brasileira das doenças. A obra reúne trabalhos de pesquisadores de diferentes regiões do país que estudam a história das doenças, principalmente das epidemias, e apresenta uma amostra representativa da produção historiográfica sobre as doenças e as intervenções sobre elas.

Iniciada como uma proposta de agregar e tornar mais visível a produção de grupos de especialistas de várias universidades e centros de pesquisa do Brasil que abordam a saúde e a doença em suas investigações, a coletânea representa também um estímulo à produção na área e na formação de novos grupos de pesquisa sobre a temática. Para os pesquisadores, a doença deixou de ser objeto exclusivo da Medicina e passou a ser problematizada pela História.

Neste volume da coletânea o leitor vai encontrar artigos sobre bebidas alimentosas e práticas de cura, saúde como valor de mercado, partos difíceis, terapias físicas, o cotidiano no leprosário de Itanhenga (ES), história da depressão, saúde e doenças, a aids nos anos 1990, os movimentos de mães e familiares de crianças com Zika no Brasil e a história de três doenças no século XXI, entre outros.

Editada pela Fino Traço, a publicação foi organizada pelos professores Sebastião Pimentel e Patrícia Merlo, do PPGHIS da Ufes; Dilene do Nascimento, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz); Anny Jackeline Silveira, da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop); e André Luís Nogueira, da Faculdade do Vale do Cricaré (FVC).

A obra já está disponível para venda.

 

 

Texto: Jorge Medina
Edição: Thereza Marinho