Propaes convoca 600 estudantes assistidos para migrarem para o Auxílio Unificado

16/10/2023 - 17:09  •  Atualizado 16/10/2023 17:09
Compartilhe

A Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Assistência Estudantil (Propaes) divulgou o edital 10/2023, com as orientações para que parte dos estudantes atualmente cadastrados no auxílio na modalidade anterior possam fazer a transição para o Auxílio Unificado do Programa de Assistência Estudantil da Ufes (Proaes-Ufes), edição de 2023/2. O edital poderá ser acessado na página www.proaeci.ufes.br/editais.

Ao todo, 600 estudantes serão convocados para a transição para o Auxílio Unificado. Eles terão 15 dias, a partir da convocação, para enviar a documentação necessária, atualizar o cadastro e serem classificados nas novas faixas de auxílio. Caso não enviem a documentação, os estudantes terão o cadastro suspenso e serão desligados do Proaes.

O envio deverá ser feito por meio do Portal da Assistência Estudantil, a partir desta segunda-feira, 16, e até o dia 30 de outubro de 2023. As análises serão realizadas entre 1 de novembro e 29 de dezembro deste ano. Caso haja alguma pendência, a Proaeci realizará solicitações ao aluno pelo Portal da Assistência Estudantil. O estudante convocado a apresentar documentos substitutivos ou complementares deverá enviá-los em até dois dias.

A lista com o número de matrícula dos estudantes convocados estará no Anexo I do edital 10/2023 Proaeci/Ufes. Caso o estudante não envie a documentação no prazo, terá o cadastro no Proaes suspenso e, caso não se manifeste no prazo previsto no edital, será desligado automaticamente do Programa.

Auditoria

A transição ocorre no processo de auditoria dos cadastros, que é gerenciado pela Comissão Permanente de Auditoria da Direção de Assistência Estudantil. A auditoria permite corrigir distorções no Proaes, como identificar estudantes que já não fariam jus aos auxílios e ainda assim permanecem cadastrados. Quando isso ocorre, os estudantes são desligados e cobrados a devolverem os valores recebidos indevidamente. Os valores economizados permitem ampliar o número de vagas nos editais de cadastro subsequentes, tornando o Proaes mais justo e inclusivo.

A auditoria dos cadastros do Proaes teve início no semestre de 2021/1 e é realizada semestralmente. Até o momento, a economia mensal alcançada pelas atualizações foi de R$ 196.442,55 mensais, o que equivale a cerca de 17% do orçamento mensal do Proaes, significando maior capacidade orçamentária para inclusão de novos estudantes a cada semestre. Comparativamente, a auditoria possibilitou a inclusão de mais de 850 novos estudantes, até o momento.

O último edital de auditoria convocou 508 estudantes, dos quais 411 atenderam a convocação. No total foram 262 foram transitados para o novo auxílio e 226 foram desligados após o processo, o que representa um total R$ 57.737,50 de redução mensal na folha de pagamento.

Os estudantes que passaram pelas auditorias e permanecem cadastrados são transitados para o Auxílio Permanência Unificado. Mais informações sobre os resultados do processo de auditoria estão disponíveis nos relatórios de cada edital no endereço https://proaeci.ufes.br/relatorios.

Dúvidas e informações

Em caso de dúvida, o estudante pode entrar em contato com a Pró-Reitoria por meio dos seguintes canais de atendimento: e-mail auditoria.proaeci@ufes.br; telefone (27) 99772-2842 (apenas ligações, das 8h às 20h); ou WhatsApp (27) 99890-7627 (apenas mensagens, das 8h às 20h).

 

Com informações da Propaes.