Trabalhadores dos Restaurantes Universitários recebem formação sobre acessibilidade e inclusão

17/10/2024 - 16:10  •  Atualizado 17/10/2024 18:50
Texto: Thiago Sobrinho     Edição: Thereza Marinho
Compartilhe
Foto da secretária Cinthya Oliveira falando para os trabalhadores no auditório

Trabalhadores que atuam nos Restaurantes Universitários dos campi de Goiabeiras e Maruípe da Ufes participaram na manhã desta quinta-feira, 17, de uma formação sobre acessibilidade. Realizada pela Secretaria de Inclusão Acadêmica e Acessibilidade (Siac), a formação teve como tema Letramento em Acessibilidade com foco no RU.  Ao todo, 86 colaboradores participaram da atividade, que aconteceu no auditório Carlos Drummond de Andrade, na Biblioteca Central.

De acordo com o diretor de Gestão de Restaurantes, Iury Pessôa, a atividade faz parte de uma série de capacitações realizadas nos últimos dias e dirigidas aos 147 colaboradores dos restaurantes da Universidade.

“Os treinamentos começaram na semana passada com a empresa responsável pela gestão dos Restaurantes, que orientou sobre segurança do trabalho e boas práticas na cozinha. Já nesta semana, começamos os treinamentos institucionais da Ufes. A ideia é transmitir a eles os valores que prezamos enquanto instituição”, explica Pessôa.

Inclusão e diversidade

Responsável pela palestra desta quinta, a secretária de Inclusão Acadêmica e Acessibilidade, Cinthya Oliveira, explica que esse ciclo de formação está conectado com a proposta do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Universidade.

“O PDI prevê o trabalho com diversidade, inclusão e redução das desigualdades. Estamos buscando formas de compartilhar com toda a comunidade acadêmica a luta pela inclusão das pessoas com deficiência para que todos reconheçam o direito dos alunos com deficiência de estarem nesse espaço e que a diversidade é uma condição humana, e não algo que incapacita”, destaca a secretária.

A ideia da palestra, conforme explica a assistente social da Siac Bianca Schaeffer, foi apresentar aos trabalhadores o novo perfil de estudantes que têm acessado a Universidade. “O público tem crescido e as barreiras, consequentemente, cresceram, principalmente com as chamadas deficiências invisíveis. Muitas vezes as pessoas não sabem como agir”, afirma.

Imagem
Foto do diretor Iury Pessôa falando para os trabalhadores no auditório

Cultura organizacional

Além da formação sobre acessibilidade, os funcionários participaram de palestras sobre ergonomia no ambiente de trabalho, assistência estudantil, diversidade de gênero e prevenção ao assédio.

Os trabalhadores também participaram de treinamentos sobre a rotina interna, como procedimentos do setor de cadastro, organização das áreas de trabalho e materiais, recebimento de mercadorias e organização de estoques.

Para Pessôa, além de fortalecer as competências profissionais, esses treinamentos contribuem para criar um ambiente laboral que valoriza a diversidade, contribui para o respeito mútuo e promove o bem-estar de todos os envolvidos, refletindo o compromisso da Universidade com a excelência e a inclusão. “Com esse processo de qualificação, espera-se que as equipes atuem de forma ainda mais eficiente e segura, promovendo um ambiente de trabalho colaborativo e harmonioso”, ressalta o diretor.

De acordo com a Diretoria de Gestão dos Restaurantes (DGR), dos 147 trabalhadores dos restaurantes da Ufes, 86 atuam nos campi de Goiabeiras e Maruípe; 36, no campus de Alegre; e 25, em São Mateus.

Formações semelhantes já foram realizadas com as equipes que atuam nos restaurantes de São Mateus e Alegre.

Fotos: Thiago Sobrinho

Categorias relacionadas