Eleitos os representantes docentes no Conselho Universitário para o biênio 2021-2023

20/04/2021 - 21:54  •  Atualizado 22/04/2021 12:00

Um total de 852 professores da Ufes participaram nesta terça-feira, 20, da votação que escolheu os representantes docentes no Conselho Universitário para o período 2021-2023. Foram eleitas as chapas compostas pelos seguintes titulares e suplentes, respectivamente: chapa 2, por Maurício Abdalla Guerrieri, do Centro de Ciências Humanas e Naturais (CCHN), e Maria Amélia Dalvi, do Centro de Educação (CE); chapa 6, por Eduardo de Sá Mendonça, do Centro de Ciências Agrárias e Engenharias (CCAE), e Aureo Banhos dos Santos, do Centro de Ciências Exatas, Naturais e da Saúde (CCENS); e chapa 1, por Damian Sanchez Sanchez, do Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes), e Luiz Alexandre Oxley da Rocha, do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD).

A chapa 2 obteve 403 votos, o equivalente a 47,30% do total. Já a chapa 6 recebeu 366 votos (42,96%), enquanto a chapa 1 obteve 330 votos (38,73%). Cada participante - professores pertencentes ao quadro permanente da Ufes e em efetivo exercício, exceto os que estiverem com seus contratos de trabalho suspensos, em licenças sem vencimentos e os inativos - pôde votar em até três chapas vinculadas de titular e suplente.

A eleição foi realizada em formato on-line, das 8 horas às 20h45 (houve uma prorrogação de 45 minutos devido a uma intercorrência no início do processo de votação), sob a coordenação da comissão eleitoral presidida pela professora do Centro de Ciências da Saúde (CCS) Andressa Bolsoni. A Secretaria de Administração dos Órgãos Colegiados Superiores (Socs) da Ufes ofereceu apoio técnico e administrativo ao processo eleitoral.

Prazos

O prazo para eventuais pedidos de impugnação vai até o próximo dia 22. A divulgação do resultado final da eleição será feita pela comissão eleitoral no dia 23 de abril.

A Ufes possui três órgãos colegiados superiores: os conselhos Universitário (CUn); de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe); e de Curadores (CCUR). O Conselho Universitário é o órgão superior deliberativo e consultivo da Ufes em relação à política universitária, administrativa, financeira, estudantil e de planejamento. Ele é composto por 30 membros: reitor (presidente), vice-reitor, diretores dos 11 centros de ensino, reitor do período imediatamente anterior, pró-reitores de Administração, de Assuntos Estudantis e Cidadania, de Gestão de Pessoas, e de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, superintendente do Hospital Universitário (Hucam-Ufes), três representantes dos professores, três representantes dos servidores técnico-administrativos e cinco representantes dos estudantes.

Veja abaixo o resultado completo do processo eleitoral:

CHAPAS ELEITAS

TITULARES

SUPLENTES

QUANT. DE VOTOS

Maurício Abdalla Guerrieri (CCHN)

Maria Amélia Dalvi (CE)

Eduardo de Sá Mendonça (CCAE)

Áureo Banhos dos Santos (CCENS)

Damian Sanchez Sanchez (Ceunes)

Luiz Alexandre Oxley da Rocha (CEFD)

Geraldo Rossoni Sisquini (CT)