Espaço Empreendedor abre suas portas e apresenta projetos desenvolvidos por startups

12/11/2024 - 16:40  •  Atualizado 12/11/2024 19:05
Texto: Sueli de Freitas     Edição: Thereza Marinho
Compartilhe
Foto dos estudantes conhecendo o carro autônomo

O Espaço Empreendedor da Ufes abriu as portas para a comunidade externa nesta terça-feira, 12, como parte da programação da Semana do Conhecimento. Até o meio da tarde, já haviam passado pelo local estudantes dos municípios de Conceição do Castelo, Ibiraçu, Cariacica, Guarapari e Vitória. Os grupos puderam conhecer os trabalhos de algumas das 14 startups incubadas na Universidade.

Vinculado à Diretoria de Inovação e Tecnologia (DIT), da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) da Ufes, o Espaço Empreendedor tem por missão viabilizar a criação de negócios de base científica e tecnológica, dando oportunidade para ideias inovadoras surgidas dentro da Universidade e que possam contribuir para o desenvolvimento regional.

Dentre os projetos apresentados que chamaram a atenção dos estudantes estavam o carro e o caminhão autônomos, cujos sistemas foram desenvolvidos pela Lume Robotics, uma startup fundada em 2019 por pesquisadores participantes do Projeto Iara (Intelligent Autonomous Robotic Automobile) do Laboratório de Computação de Alto Desempenho (LCAD) da Ufes, iniciado em 2009. Os veículos são capazes de trafegar sem a presença de motorista, a partir de um sistema que cria mapas e rotas de uma região. Sensores instalados detectam a presença de obstáculos, faixas de pedestres, semáforos e outros elementos do trânsito, permitindo que o veículo alcance o destino predefinido.

Outra startup que expôs sua criação foi a Symbios Tecnologias Assistivas, nascida no Laboratório de Robótica e Biomecânica do Departamento de Engenharia Mecânica da Ufes. O produto desenvolvido é uma órtese robótica de membro superior movida por cabos de aço para reabilitação neuromotora. O equipamento auxilia o paciente a fazer movimentos no cotovelo, no antebraço e nas mãos. O sistema tem um computador acoplado que dita os movimentos para o exoesqueleto.

Imagem
Foto do estudante Caio Zouain segurando a órtese robótica

“Achei muito interessante a proposta de colocar o conhecimento em prática [no Espaço Empreendedor], contribuindo com soluções para a sociedade”, afirmou o estudante Caio Zouain (na foto, segurando órtese robótica), do terceiro ano do Ensino Médio da escola Maxime Centro Educacional, de Guarapari. Junto aos colegas, ele ouvia atentamente as apresentações.

Outros projetos

A exposição dos projetos no Espaço Empreendedor continua nesta quarta-feira, 13. Quem passar pelo local poderá conferir como funciona o retardante de chamas da startup B-612 Soluções Sustentáveis, mais eficiente e ambientalmente sustentável que os disponíveis no mercado; o trabalho de mobilidade para pessoa idosa desenvolvido pela MoveAge; e a produção de animais marinhos exóticos da startup Hippocampus. Também estão em exposição no Espaço Empreendedor os pôsteres de projetos do Programa Institucional de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti).

Além da apresentação durante a Semana do Conhecimento, pessoas interessadas podem conhecer os projetos das startups em visitas do Programa Espaço Empreendedor de Portas Abertas, que recebe grupos duas vezes ao mês. O agendamento deve ser feito por este e-mail

Categorias relacionadas