Na próxima terça-feira, dia 17, o Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão Fênix vai realizar o II Seminário Cannábico Capixaba, evento que discutirá o uso regular da cannabis em tratamentos médicos, o racismo, a guerra às drogas e os impactos dessas questões na vida das pessoas. O seminário acontecerá das 9 às 17 horas no Auditório Manuel Vereza, localizado no Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE, campus de Goiabeiras). Pessoas interessadas em participar podem se inscrever gratuitamente neste link.
O seminário é direcionado a estudantes e professores universitários, gestores públicos, profissionais de saúde e de políticas sociais, conselheiros estaduais e municipais, além de usuários e familiares da Rede de Atenção Psicossocial do Sistema Único de Saúde (Raps/SUS). Entre os palestrantes, estão especialistas da Bahia, do Rio de Janeiro e do Espírito Santo que vão abordar os temas A proibição às drogas e o racismo: compreender para enfrentar; Arte e cultura cannábica; e Cultivo cannábico e acesso a direitos.
A professora do Departamento de Serviço Social (DSS) Fabíola Xavier, uma das coordenadoras do Fênix, considera necessário falar sobre as propriedades terapêuticas da cannabis e o acesso ao medicamento pelo SUS, uma vez que, segundo ela, pessoas que apresentam síndromes, transtornos, doenças degenerativas, dores e efeitos colaterais do tratamento de câncer podem ser beneficiadas com o uso da cannabis. “É uma questão de saúde pública. Já temos muitos prescritores de cannabis no Espírito Santo, de diferentes especialidades, que têm possibilitado o acesso por consultas de diversos valores”, explica.
O II Seminário Cannábico Capixaba tem apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes).