Estreitar os laços entre a Universidade e escolas de Educação Básica do Espírito Santo é uma das metas da Administração Central da Ufes para 2025. A ideia, que visa ampliar projetos voltados para as comunidades escolares, foi reforçada pela vice-reitora Sonia Lopes durante reunião realizada nesta terça-feira, 17, na sala de reuniões da Reitoria, com gestores da Educação do município de Domingos Martins.
Durante a reunião, gestores e docentes da Ufes fizeram um balanço de uma oficina para ensino de ciências realizada ao longo deste ano com 18 professores da rede pública município e que impactou quase 4 mil estudantes.
A vice-reitora avaliou a importância da iniciativa: “A nossa ideia é mostrar a potencialidade da Universidade de contribuir com a educação básica e trabalhar desde a sua base para que os nossos estudantes e professores possam vivenciar o que oferecemos de oportunidades de trabalhos para potencializar tanto o ensino quanto a formação deles”, ressaltou Sonia Lopes.
Participaram do encontro a secretária de Educação de Domingos Martins, Adenilde Silva; a coordenadora do Centro de Pesquisa e Formação de professores do município, Monica Nickel; a gerente técnico-pedagógica Roseli Hehr; e o coordenador dos Anos Finais, Leonísio Klippel. Pela Ufes estiveram presentes os professores Gabriel Luchini, do Departamento de Física; Priscilla Luz, do Departamento de Química, e Viviana Corte, do Departamento de Ciências Biológicas, que ministraram a oficina; e a assessora de Relações Políticas com a Comunidade Acadêmica, Patrícia Rufino.
Experimentação e interdisciplinaridade
O projeto discutido na reunião desta terça-feira começou em março de 2024 e teve como objetivo promover a experimentação e a interdisciplinaridade no ensino de ciências. A ideia das oficinas surgiu após uma feira de ciências realizada no fim de 2023 em Melgaço, distrito de Domingos Martins.
O sucesso da feira serviu como ponto de partida para um projeto mais amplo que acabou se materializando em encontros tanto em Domingos Martins quanto nos laboratórios da Ufes, a fim de promover uma abordagem mais interativa e prática.
“Sou grata por essa parceria, pela disponibilidade dos professores e pela Universidade por ter aberto as portas para nos atender. Faz uma diferença incrível quando conseguimos levar professores com toda a potencialidade que eles têm para conversar como nossos professores”, afirmou Adenilde Silva.
Estímulo à curiosidade
Segundo Gabriel Luchini, um dos principais pontos do projeto foi promover uma formação para que os professores fossem capazes de estimular seus alunos à curiosidade e ao pensamento científico. “Acredito que a nossa perspectiva é tornar mais robusta essa forma de pensar a partir do ensino da ciência”, destacou.
Para Viviana Corte, projetos como esse também são importantes para consolidar o papel da Ufes na sociedade. “Acho muito importante que a gente consiga levar para a sociedade qual é realmente o papel da Universidade para o cenário capixaba e para o desenvolvimento das pessoas”, enfatizou a professora e também coordenadora do projeto de extensão Ufes de Portas Abertas.
De acordo com a vice-reitora, projetos como esse devem também integrar e discutir assuntos que promovam uma educação mais inclusiva. “O projeto visa trabalhar com temáticas que estão presentes tanto na Universidade quanto na sociedade, como questões de inclusão escolar de estudantes com deficiências e questões étnico-raciais, que são importantes”, concluiu Sonia Lopes.
Fotos: Thiago Sobrinho