Expor e comercializar a produção das oficinas de geração de trabalho e renda dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps), na perspectiva da Economia Popular e Solidária: essa é a missão da V Feira de Economia Solidária e Saúde Mental, que acontece na próxima quinta-feira, 11, das 9h às 16h, na Praça Duque de Caxias, em Vila Velha. A iniciativa é uma ação de extensão envolvendo estudantes dos cursos de Terapia Ocupacional e Serviço Social da Ufes, integrantes do projeto Saúde mental e atenção psicossocial: trabalho, arte, cultura e educação permanente, coordenado pelas professoras Adriana Leão e Fabíola Leal, dos Departamentos de Terapia Ocupacional e Serviço Social, respectivamente.
Serão apresentados ao público produtos artesanais, de higiene e limpeza, comestíveis, bazar, entre outros, todos elaborados e confeccionados por pessoas usuárias de 11 Caps da Grande Vitória, do interior do estado e de outros empreendimentos econômicos solidários. Além disso, haverá programação cultural com recital de poesias, oficina de percussão e apresentação do bloco carnavalesco Que Loucura.
Leão assinala que o foco da proposta é garantir o acesso ao mundo do trabalho como um direito, e não como ocupação com viés terapêutico. "Na ótica da atenção psicossocial, as pessoas não são caracterizadas como pacientes, mas como usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS) e, mais especificamente, nessa ação, trabalhadoras dos empreendimentos econômicos solidários”, explica.
Enfrentando estigmas
Ela reforça que, para além de fomentar o processo de reabilitação psicossocial das pessoas usuárias dos Caps, garantindo o acesso ao mundo do trabalho e proporcionando movimentos de circulação e participação social, a feira viabiliza a ocupação de espaços da cidade.
“É um importante aspecto de enfrentamento da estigmatização social, que é uma forma de violência que restringe direitos, silencia as experiências de vida e legitima práticas de exclusão. Já para os estudantes, a vivência desse movimento contribui com a formação profissional, na futura produção de práticas e estratégias inclusivas e cidadãs”, destaca.
A V Feira de Economia Solidária e Saúde Mental é uma realização do Grupo de Políticas Públicas e Práticas em Saúde Mental e Atenção Psicossocial, vinculado ao curso de Terapia Ocupacional, e do Grupo Fênix, ligado ao curso de Serviço Social, em parceria com os Caps. A ação conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Vila Velha e a renda obtida será dividida entre as pessoas que participaram do processo, sendo parte direcionada para a manutenção de cada um dos projetos.
Universidade Federal do Espírito Santo