O Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes (Hucam/Ufes) vai receber professores, acadêmicos e demais interessados para a terceira edição do Congresso de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação (III Conpei), nos dias 26 e 27 de novembro, no auditório do Complexo Ambulatorial Multirreferenciado (CAM). O tema deste ano é Tecnologia em saúde, ensino, pesquisa e inovação na rede HU Brasil: excelência na assistência para o Sistema Único de Saúde (SUS).
A gerente de Ensino e Pesquisa do Hucam/HU Brasil, Glaucia Abreu, explicou que as inscrições podem ser feitas neste link, tanto para assistir às palestras e conhecer os projetos quanto para apresentação de trabalhos. “Convidamos toda a comunidade universitária e a sociedade em geral para participar deste congresso, que faz a integração do ensino, pesquisa e inovação, sempre voltada para uma assistência mais qualificada”, disse a gestora.
Segundo Abreu, o objetivo do tema neste ano é apresentar trabalhos que tragam à tona as tecnologias usadas em saúde, envolvendo o hospital ou a universidade. “E não é somente para ciências nas áreas de saúde, pois outras disciplinas, humanas ou exatas, por exemplo, desenvolvem projetos neste sentido”, acrescentou.
Glaucia Abreu explicou que o Conpei é um evento estratégico no hospital universitário porque concentra as ações que estão sendo feitas com foco na melhoria da qualidade da assistência. “É uma oportunidade de integração que mostra os trabalhos feitos com inovação, ensino e pesquisa e que estão relacionados com tecnologia na área de saúde”, resumiu.
Resultados
Ela disse ainda que a realização destes congressos, que acontecem desde 2024 no Hucam, já trouxe benefícios como o destaque para a importância da pesquisa e inovação, a oportunidade de organização dos processos nesta área, a aproximação do hospital universitário com a comunidade acadêmica, além de fortalecer parcerias e possibilitar a criação de novas frentes de atuação.
“Conseguimos, com estas discussões, criar o primeiro Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da HU Brasil; trouxemos oportunidades de capacitação baseada em tecnologia e até dezembro vamos submeter à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior nosso projeto de mestrado profissional em Ciências da Saúde no Hucam”, disse, citando também o fortalecimento de parcerias com instituições como a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), o Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi) e a Prefeitura da Serra como resultados destes eventos.
Programação
O III Conpei será aberto no dia 26 de novembro, às 9 horas. A programação da manhã prevê palestras sobre inteligência artificial para redução de erros em prescrições e mesa-redonda sobre experiência, oportunidades e desafios na área de inovação e tecnologia em saúde no SUS, das 10 às 11 horas. Em seguida, serão apresentadas palestras sobre cirurgia robótica e programas e projetos relacionados à inovação em saúde no SUS. Confira aqui a programação completa.
Na parte da tarde, haverá uma palestra magna sobre acreditação em saúde digital como indutora de inovação, desenvolvimento organizacional e sustentabilidade. Em seguida, está prevista uma mesa redonda sobre os hospitais universitários do futuro e palestras sobre simulação nos hospitais universitários e a experiência de um hospital da rede HU no impulsionamento da pesquisa clínica.
No dia 27, também no auditório do CAM, as atividades começam às 8h30, com a abertura da coordenação dos trabalhos científicos. Cada projeto inscrito terá dez minutos para apresentação, das 9 horas até as 10h40, e, em seguida, será anunciada a premiação dos três melhores trabalhos.
Sobre a HU Brasil
O Hucam/Ufes integra a rede HU Brasil desde abril de 2013. Criada por meio da Lei nº 12.550/2011 e vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a estatal nasceu tendo como nome oficial Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH). É responsável pela administração de 47 hospitais universitários federais em 25 unidades da federação.
Universidade Federal do Espírito Santo