Aprovado novo auxílio para estudantes em atividades curriculares presenciais

30/07/2021 - 18:24  •  Atualizado 01/11/2022 09:16

Como forma de controle à pandemia de covid-19, as aulas na Ufes estão sendo realizadas por meio do Ensino-Aprendizagem Remoto Temporário e Emergencial (Earte). Entretanto, há alguns estudantes, como os de cursos da área da saúde, que precisam realizar atividades curriculares presenciais. Para auxiliá-los em suas despesas com alimentação, enquanto os restaurantes universitários estão fechados, o Conselho Universitário (CUn) aprovou nesta quinta-feira, 29, o Auxílio Alimentação Emergencial - atividades presenciais.

O auxílio consiste em um subsídio financeiro mensal, pago enquanto os restaurantes universitários não estiverem em funcionamento, destinado a estudantes que realizem atividades curriculares presenciais e estejam cadastrados no Programa de Assistência Estudantil da Ufes (Proaes), incluindo os da lista de espera. O auxílio será de R$ 100 a discentes que tiverem até dois dias dessas atividades por semana, e de R$ 200 aos que tiverem três dias ou mais. Nos meses em que o número de dias letivos for inferior a 13, o valor dos auxílios será de, respectivamente, R$ 50 e R$ 100.

Segundo informações da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Cidadania (Proaeci), após a aprovação no Conselho, o próximo passo é publicar, provavelmente na primeira quinzena de agosto, uma instrução normativa e um edital que viabilizarão o acesso ao auxílio. “A previsão é que a chamada ocorra em dois momentos: o primeiro será uma chamada para cadastro via site da Proaeci e o segundo será a comprovação da atividade presencial via portal da Assistência Estudantil”, explica o diretor de Assistência Estudantil, Iury Pessoa. A declaração de que o aluno exerce atividades presenciais deverá ser solicitada aos colegiados de curso, conforme modelo anexo na resolução que aprova o auxílio, e poderá ser acessada na página da Secretaria dos Órgãos Colegiados Superiores, assim que publicada.

O pró-reitor de Assuntos Estudantis e Cidadania, Gustavo Forde, destaca o esforço institucional conjunto que, apesar das restrições orçamentárias e financeiras atuais, permitiu a aprovação do Auxílio Alimentação Emergencial. “Com o auxílio, vamos ampliar as condições de permanência estudantil nesta conjuntura econômica agravada pela pandemia”, ressalta.

Caso os restaurantes universitários voltem a servir refeições, o pagamento será interrompido.

Texto: Vinícius Fontana