Instituições de ensino superior renovam acordo para Rede de Internacionalização

09/02/2022 - 18:26  •  Atualizado 11/02/2022 19:02

O Acordo de Cooperação Interinstitucional para operacionalização da Rede de Internacionalização da Educação do Espírito Santo (Riees), da qual a Ufes faz parte, foi renovado por mais quatro anos no último dia 26 de janeiro. A novidade foi a entrada na Riees do Centro Universitário do Espírito Santo (Unesc), de Colatina.

Continuam como instituições parceiras, ao lado da Ufes, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes), a Universidade Vila Velha (UVV), a Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (Emescam), a Faculdade de Direito de Vitória (FDV) e a Faculdade Centro Leste (UCL).

A Riees foi criada em junho de 2017 com o objetivo de promover e fomentar a cooperação internacional das instituições de ensino do Espírito Santo com universidades e centros de pesquisa estrangeiros, por meio de ações conjuntas e troca de informações e experiências. Dentre as iniciativas, destacam-se as que se referem à mobilidade acadêmica de estudantes, professores e pesquisadores, e a realização de pesquisas conjuntas com instituições estrangeiras, além de outras ações que impulsionam o desenvolvimento científico.

“A rede foi muito importante, principalmente no início das ações de internacionalização, quando tínhamos o incentivo para alunos de graduação por meio do programa Ciências Sem Fronteiras. Aconteceram também vários cursos de idiomas, workshops e parcerias com o Conselho Britânico, por exemplo. A Riees foi importante para catalisar essas iniciativas, integrar e fortalecer a internacionalização nas instituições”, afirma o secretário de Relações Internacionais da Ufes, Yuri Leite.

Ele destaca como um dos pontos importantes a obrigatoriedade de todas as instituições criarem seus escritórios de relações internacionais para focarem nessa política de internacionalização. A renovação do acordo, na sua avaliação, significa a expansão das atividades no próximo período.

Texto: Sueli de Freitas