Cine Jardins exibe nesta segunda, 28, curtas produzidos por programas de pós-graduação

25/03/2022 - 15:33  •  Atualizado 28/03/2022 19:30

Dois curta-metragens sobre práticas culturais e educacionais no Espírito Santo, produzidos pela Ufes em parceria com a Andaluz Filmes, serão exibidos nesta segunda-feira, 28, às 19 horas, no Cine Jardins, no bairro de Jardim da Penha, em Vitória. Os  programas de Pós-Graduação em Política Social (PPGPS) e em Educação (PPGE) da Ufes e a Universidade de Coventry, na Inglaterra, foram parceiros nas produções.

O filme Favela, União e Revolução, de 12 minutos, foi realizado no Morro da Piedade e no Morro do Quadro, na capital capixaba, e mostra projetos educacionais desenvolvidos por ex-estudantes do PPGE. Uma dessas iniciativas é o Olhai Por Nós, que leva a prática fotográfica para moradores do local, por meio de encontros teóricos e práticos.

MST e a Pasta da Realidade, de 15 minutos, foi gravado no assentamento do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) no Córrego da Areia e na Escola Estadual XIII de Setembro, em São Mateus, no norte do Espírito Santo. O curta mostra o dia a dia das atividades desenvolvidas pelo MST na escola, visando valorizar a realidade local e colaborar para a construção de uma educação socialmente transformadora. Um exemplo apresentado no filme é a Prática na Propriedade Familiar (PPF), em que as educandas e os educandos aprendem técnicas de agricultura que podem ser usadas nas propriedades familiares.

Pesquisa e extensão

A inspiração para o projeto veio do workshop Transformando trajetórias de vulnerabilidade, que aconteceu no ano passado de forma on-line. “O workshop tinha o objetivo de discutir práticas educacionais emancipadoras, alternativas ao modelo tradicional pedagógico, que pudessem promover mudanças na vida das pessoas, principalmente nos alunos e nas alunas do ensino básico”, explica a professora do Programa de Política Social Fabíola Leal, participante do projeto.

Ela relata ainda que a temática dos filmes foi pensada a partir de uma solicitação da Universidade de Coventry, que queria conhecer práticas educacionais desenvolvidas no Brasil. A iniciativa do workshop e dos filmes foi patrocinada pelo Conselho Britânico, pelo Conselho Nacional de Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes). Eles foram desenvolvidos no âmbito do Programa Institucional de Internacionalização da Ufes, vinculado à Coordenação para o Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Print-Capes).

A professora ressalta que as práticas extensionistas abordadas nos filmes mostram que "estamos no caminho certo em efetivar uma universidade socialmente referenciada, que vem colocando em prática a pesquisa, o ensino e a extensão”, além de contribuir para expandir a internacionalização da Ufes. “Nessa parceria com Coventry, que não começou agora e não se finalizou no workshop, tem se fortalecido o debate sobre as diferenças de políticas públicas em âmbito europeu e latino-americano”, complementa Leal.

Debate

Após a exibição dos curtas, será realizado um debate com a presença de participantes dos projetos expostos nos filmes, de representantes dos programas de pós-graduação envolvidos e do sócio-diretor da Andaluz Filmes, Rodrigo Cerqueira.

A entrada do evento é gratuita, e o passaporte de vacinação é uma exigência do Cine Jardins para frequentar as salas de cinema.

Texto: Vitor Guerra, bolsista em projeto de Comunicação