Em visita à Ufes, senadora Rose de Freitas discute demandas orçamentárias da instituição

02/05/2022 - 18:40  •  Atualizado 01/11/2022 09:25

O reitor da Ufes, Paulo Vargas, e o vice-reitor, Roney Pignaton, receberam na manhã desta segunda-feira, 2, a visita da senadora Rose de Freitas, que veio debater demandas orçamentárias da instituição. O encontro foi realizado na sala de reuniões da Reitoria e contou com a presença de representantes da comunidade universitária.

Rose de Freitas parabenizou a todos os profissionais da Ufes que estão desenvolvendo trabalhos na comunidade universitária e afirmou que sua visita representa a continuidade de uma parceria de muito anos com a instituição. “Já tínhamos uma pauta pré-definida e estamos, gradativamente, tentando implementar essa pauta, agora mais específica, especialmente na parte de informatização e assistência estudantil. Na verdade, percebemos que a preocupação do reitor, dos professores e dos coordenadores é que a Universidade se recupere o mais rápido possível dos cortes cruéis nos orçamentos que foram realizados em todas as universidades brasileiras”, aponta.

A senadora ressaltou ainda a importância da Universidade para a sociedade e reafirmou seu empenho na liberação de verbas para a concretização de diversos projetos da Ufes e seu interesse em apoiar principalmente projetos na área de saúde, de saneamento básico e de infraestrutura. Ela afirmou que os projetos discutidos são importantes para todos, principalmente pelos excelentes serviços prestados pela Ufes. “O importante é que a Universidade possa recuperar a sua capacidade de investimento e de atendimento à sociedade, que foram prejudicados pelos cortes orçamentários”, concluiu.

O reitor Paulo Vargas agradeceu a visita da senadora e ressaltou o seu apoio disponibilizado à Ufes. “Temos mantido um constante diálogo com a senadora e, como todos sabemos, ela é uma parceira da Ufes de longa data e tem nos ajudado de forma permanente. Sempre dedicada e apoiando todas as ações da Universidade. Recentemente, com uma dedicação maior no sentido de viabilizar os projetos estruturantes que temos demandado, que são importantes para fazer frente a este déficit que a instituição vem se ressentindo em função dos cortes orçamentários e de todas as dificuldades que as universidades, de uma maneira geral, vêm sofrendo”, disse.

Vargas frisou ainda que a Ufes tem sorte em contar com o empenho, a ajuda e a colaboração da senadora. “Ela tem feito muito pela Ufes, principalmente na área de assistência estudantil e na melhoria de infraestrutura de tecnologia de informação, além de vários projetos, sobretudo na área de saúde, na prestação de serviços e na extensão que a Universidade realiza. São áreas importantes para a Ufes e de forte impacto junto à comunidade”, conclui.

Texto e foto: Jorge Medina
Edição: Ruth Reis e Thereza Marinho