Ufes recebe visita de agência responsável pela promoção do ensino superior na França

19/10/2022 - 16:41  •  Atualizado 20/10/2022 14:40
Compartilhe

Nesta quarta-feira, 19, a Ufes recebeu a visita de Anouck Considera, representante da agência Campus France Brasil, ligada aos ministérios franceses da Educação e das Relações Exteriores. 

A reunião aconteceu no campus de Goiabeiras, pela manhã, quando Considera foi recebida pela chefe da Divisão de Mobilidade para o Exterior da Secretaria de Relações Internacionais (SRI) da Ufes, Flavia Valle. Também participaram do encontro integrantes de outras instituições de ensino superior do estado. À tarde, a representante da agência francesa ministrou palestra para estudantes da Ufes sobre as oportunidades de estudo e pesquisas na França. 

A Campus France Brasil oferece os instrumentos necessários para que estudantes estrangeiros possam construir projetos e realizar intercâmbio em diferentes áreas do conhecimento naquele país. A maior parte dos projetos está relacionada a estudos em nível de graduação, mestrado e doutorado. “Nós organizamos os dossiês individuais que são apresentados ao consulado francês, que, por sua vez, expõe aos candidatos as possibilidades para a efetivação da mobilidade proposta”, explica Considera. 

Parceria

Segundo Valle, a aproximação com a agência francesa é uma ação relevante da Ufes, tanto para candidaturas individuais e independentes de cooperação com instituições francesas quanto para as que ocorrem por meio de acordos formalizados. Atualmente, a Ufes possui 17 acordos de cooperação com instituições francesas de ensino e pesquisa e, por ano, cerca de dez estudantes da Ufes realizam intercâmbio no país.

A Universidade também envia e recebe estudantes e pesquisadores da França por meio dos programas de pós-graduação, do Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional da Ufes (PMAI), do Programa Institucional de Internacionalização (PrInt) e, principalmente, com os projetos do Programa Brafitec, coordenados pelas professoras Jane Meri Santos e Patrícia Cardoso, do Centro Tecnológico. O PrInt e o Brafitec são financiados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). 

A reunião realizada na Ufes contou com a presença de representantes da Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (Emescam), do Centro Universitário do Espírito Santo (Unesc), da Universidade Vila Velha (UVV) e da Faculdade do Centro Leste (UCL), que são integrantes da Rede de Internacionalização da Educação do Espírito Santo (RIEES), juntamente com a Ufes e outras instituições do estado. 

Mais informações sobre a atuação da agência podem ser obtidas no site da Campus France Brasil.


 

Texto: Superintendência de Comunicação da Ufes