Como forma de homenagear e celebrar a memória das pesquisadoras brasileiras, será inaugurada nesta quarta-feira, 8, às 10 horas, na Biblioteca Central da Ufes (campus de Goiabeiras), a exposição Cientistas brasileiras - 90 anos de Niède Guidon, organizada em parceria com o Laboratório de Ensino de Biologia (LEB) da Universidade.
A mostra trará nomes de 18 mulheres que contribuíram para o progresso da ciência no Brasil. Niède Guidon, conhecida principalmente pelo trabalho de preservação do Parque Nacional da Serra da Capivara (declarado patrimônio cultural da Unesco em 1991), receberá um destaque especial, já que completará 90 anos no próximo dia 12.
A coordenadora do LEB e professora do Departamento de Ciências Biológicas, Viviana Corte, responsável pelo evento, ressalta que "o objetivo é a popularização da ciência, trazendo à tona o protagonismo feminino no campo da pesquisa de mulheres que, muitas vezes, foram invisibilizadas num país em que o brilhantismo que era delas ficou escondido".
O acervo será composto de 18 quadros feitos por estudantes de diversos cursos da Universidade, que colaboraram na escolha das cientistas e os produziram utilizando técnicas variadas de arte. Ao lado de cada obra, um pequeno texto com informações básicas sobre a homenageada ficará disponível juntamente com um QR Code, que irá direcionar os interessados para uma página com mais informações sobre a respectiva pesquisadora.
A exposição conta, ainda, com um totem em formato circular, com os nomes de todas as professoras pesquisadoras. "É uma homenagem às mulheres cientistas da Ufes", acrescentou a professora.
A exposição ficará aberta ao público entre os dias 8 de março e 30 de abril, com entrada gratuita, de segunda a sexta-feira. O horário de funcionamento será das 7 às 19 horas entre os dias 8 e 17 de março, e das 7 às 21 horas nos dias restantes da exposição.
Texto: Ana Clara Andrade (estudante voluntária em projeto de Comunicação)
Edição: Lidia Neves e Thereza Marinho