Vice-reitor da Ufes participa de evento sobre internacionalização do ensino superior

19/04/2023 - 12:25  •  Atualizado 20/04/2023 15:01

O vice-reitor da Ufes, Roney Pignaton participou, nesta terça-feira, 18, do President´s Day da conferência da Associação Brasileira de Educação Internacional (Faubai), realizada em Belo Horizonte. O encontro de reitores e vice-reitores teve como palestrante o professor da Universidade do Estado do Michigan (EUA) John Hudzik e tratou dos desafios de recuperar o ensino superior e implementar a internacionalização após a pandemia de covid-19.

A conferência, que teve início no sábado, 15, e termina nesta quarta-feira, 19, contou ainda com a participação de uma delegação da Secretaria de Relações Internacionais (SRI) da Ufes e da professora do Departamento de Linguagens, Cultura e Educação Kyria Finardi.

No encontro, Hudzik apontou a necessidade de se repensar estrategicamente a internacionalização das instituições para além da mobilidade, altamente impactada pela covid-19. Os dados apresentados mostram que, após a covid, a mobilidade caiu cerca de 90%, seja pela própria pandemia (e as restrições de fronteira impostas em alguns países) ou pela crise financeira que provocou. Apesar disso, a mobilidade acadêmica ainda é o mecanismo predominante da internacionalização e precisa ser aprimorada para ser mais inclusiva.

O vice-reitor Roney Pignaton destacou que muitos são os desafios para as instituições e um deles é que o processo de internacionalização deve englobar a missão da universidade, por meio do tripé ensino-pesquisa-extensão, envolvendo todos os setores. “A estratégia de internacionalização não pode ser responsabilidade de um único setor de nossa instituição – no caso da Ufes, a Secretaria de Relações Internacionais. É preciso o engajamento de todos os atores, desde a alta administração, passando por todos os setores da Universidade, com especial papel dado aos setores acadêmicos”, afirmou Pignaton, acrescentando a importância de expandir essa atuação em todos os campi e de agregar parceiros abertos à cooperação, inclusive os de países do hemisfério sul.

Participação da Ufes

Também nesta terça, na sessão Construindo conhecimento articulado no escritório de RI: experiências da Ufes, integrantes da SRI apresentaram os projetos e o modo de funcionamento do setor. O secretário de Relações Internacionais, Yuri Leite, afirmou que o evento tem sido uma grande oportunidade de troca com outras universidades e instituições.

“Esta foi a primeira edição presencial do evento desde 2019 e tem sido uma grande oportunidade de troca. Além de muitas universidades brasileiras representadas e de órgãos do governo federal, também há representantes de instituições dos Estados Unidos e de países da Europa e da África. Para nós, da SRI, é uma oportunidade de capacitação, de fazer contatos e de aprender com boas práticas de outros lugares”, afirmou Leite.

Na segunda-feira, 17, a professora do Departamento de Linguagens, Cultura e Educação da Ufes Kyria Finardi (foto) ministrou a palestra Vozes do Sul, sobre seus estudos em internacionalização da educação superior, perspectivas decoloniais na produção e circulação de conhecimento acadêmico e o papel das linguagens e das tecnologias.

A Faubai promove a internacionalização das instituições de ensino superior brasileiras, integrando gestores de mais de 200 Instituições de Ensino Superior (IES) e promovendo o diálogo, de forma integrada, junto a agências, representações diplomáticas, organismos e programas internacionais. Nesta edição, a Associação comemora seus 35 anos. “É uma entidade que representa as instituições brasileiras e participa em diversos fóruns internacionais, dando visibilidade para o Brasil no exterior”, afirma Leite. Além da Ufes, cinco instituições do Espírito Santo participam da Faubai e estiveram na conferência.

Texto: Lidia Neves