Campus de São Mateus sedia esta semana dois eventos sobre produção de café

27/11/2023 - 16:07  •  Atualizado 29/11/2023 10:49
Compartilhe

O campus da Ufes em São Mateus sedia esta semana dois simpósios sobre a produção de café: a primeira edição do Simpósio de pesquisas e tecnologias em Coffea canephora (popularmente conhecido como "café robusta"), na quinta-feira, 30; e o 12º Simpósio do Produtor de Conilon, na sexta-feira, 1º de dezembro.

Os eventos são realizados pelo Núcleo de Excelência de Pesquisa em Café Conilon da Ufes, em parceria com a Empresa Júnior de Agronomia (Projagro), ambos sediados no campus de São Mateus. A correalização é da Sociedade Espiritossantense de Engenheiros Agrônomos (SEEA).

Participarão dos eventos cafeicultores, engenheiros agrônomos, pesquisadores, técnicos do segmento e estudantes, além de apreciadores de café. Dentre os temas programados para este ano, destacam-se os avanços tecnológicos da cafeicultura brasileira, consequências das mudanças climáticas para o cultivo, técnicas de colheita, agroeconomia e conformidade legal no trabalho rural, entre outros.

“Este ano teremos o 1° Simpósio de Pesquisa e Tecnologias em Coffea canephora, destinado exclusivamente para o café Conilon/Robusta do Brasil. O evento vai começar no dia 30, às 13 horas, e continuará no dia 1º, no Simpósio do do Produtor de Conilon, que já é um evento tradicional", afirma o coordenador geral dos eventos e professor do Departamento de Ciências Agrárias e Biológicas do Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes/Ufes), Fábio Partelli. Ele estima que cerca de 500 pessoas participem dos eventos, que são uma oportunidade para produtores, pesquisadores e consumidores conhecerem informações atualizadas sobre pesquisas e melhorias na produção e manejo do café.

Veja aqui a programação completa dos eventos.

Inscrições

Para participar, os interessados devem efetuar inscrição gratuita por meio de formulário eletrônico. No dia do evento, o participante deve levar dois quilos de alimento não perecível, que serão doados a projetos sociais desenvolvidos no município de São Mateus.

Todos os inscritos terão direito a um livro sobre os simpósios. Haverá emissão de certificado de participação para estudantes (de graduação e pós-graduação) e servidores técnicos.

 

Texto: Leandro Reis
Edição: Thereza Marinho