Duas exposições estão abertas ao público na Biblioteca Central da Ufes, até o dia 28 de março. Mulher: persona, pessoa, montada no térreo da BC, faz referência ao Dia Internacional da Mulher, com obras literárias escritas por autoras e painéis temáticos. Já a mostra Centenário do Eclipse de Sobral (foto principal), aberta para visitação no 1º andar do prédio, aborda o fenômeno ocorrido em 29 de maio de 1919, no município cearense. As exposições podem ser visitadas de segunda a sexta-feira, das 7 às 21 horas.
Idealizada pelo bibliotecário-documentalista da BC Djair Souza, a exposição Mulher: persona, pessoa apresenta as obras em estantes expositoras, separadas por temáticas, como as lutas por direitos e a centralidade de personagens femininas na literatura. Além dos livros, estão expostos objetos representativos e painéis com impressões em preto e branco de personalidades femininas que são destaques nas lutas contra a violência e o feminicídio.
Organizada pelo Programa de Pós-Gradução em Ensino de Física (PPGEnFis/Ufes) e pelo Mestrado Nacional em Ensino de Física da Sociedade Brasileira de Física - Polo 12 (MNPEF-SBF), Centenário do Eclipse Solar em Sobral explora, em 22 painéis informativos, os aspectos científicos de um eclipse solar e destaca a importância histórica do fenômeno no município do interior do Ceará, cujas observações foram cruciais para comprovar as previsões da Teoria da Relatividade Geral de Albert Einstein.
Universidade Federal do Espírito Santo