São Mateus recebe o festival Pint of Science. Programação vai até esta quarta, 15

14/05/2024 - 16:58  •  Atualizado 14/05/2024 17:10
Texto: Thaísa Mascarenhas (bolsista)     Edição: Thereza Marinho
Cartaz de divulgação nas cores verde, amarelo e laranja com informações sobre o festival

O município de São Mateus recebe até esta quarta-feira, 15, o Pint of Science (“dose de ciência”, em tradução livre), maior evento mundial de divulgação científica em bares e restaurantes. Nele, pesquisadores das mais diferentes áreas são convidados a saírem de seus laboratórios e irem para o bar compartilharem com a sociedade suas pesquisas e estudos. A ideia é que a ciência seja desmistificada e discutida de forma leve com o público.

O evento está sendo coordenado pela Ufes em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes), a Multivix, o Centro Universitário Vale do Cricaré (UniVC) e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de São Mateus.

“Este evento representa uma das maiores celebrações sobre ciência que acontece através de um festival global de divulgação científica e busca, por meio da comunicação, democratizar o acesso ao conhecimento”, destaca o professor do Departamento de Ciências Agrárias e Biológicas do campus de São Mateus Rogério Faleiros, coordenador local do festival. Ele ressalta que esta ampliação e disseminação de informação potencializa o combate à “pseudociência”, aproximando cientistas e sociedade através de um diálogo descontraído.

Programação

Nesta terça-feira, 14, a partir das 18 horas, a programação do evento é voltada para as crianças com a palestra Ciência com criatividade: pintando natureza, na praça Nossa Senhora da Conceição, no centro de São Mateus. Nesta quarta, dia 15, às 19 horas, ocorrerá a  palestra Ciência que ginga, que dança, que resiste: elementos culturais da região do Sapê do Norte, no  Quintal do Marconinho (Guriri Sul). As atrações culturais do festival são Léo & Esther, Luiz & La Vinia, Banda Chorume, Aguilar Alves, e rodas de capoeira e de samba.

O evento ocorre simultaneamente em mais de 25 países e o Brasil é o país que tem o maior número de cidades participando do festival – são 179 municípios de todas as regiões do país e mais de 400 no mundo todo.

História

O festival surgiu em 2012, quando Michael Motskin e Praveen Paul, na época vinculados ao Imperial College London, organizaram um encontro com pesquisadores, trazendo aos laboratórios pessoas acometidas por Alzheimer, Parkinson, doenças neuromusculares e esclerose múltipla, para mostrar o tipo de pesquisa que estavam realizando. A experiência foi tão inspiradora que os dois cientistas pensaram: por que os pesquisadores não podem sair de seus laboratórios para encontrar as pessoas? Foi assim que nasceu o Pint of Science, com a primeira edição acontecendo na Inglaterra em maio de 2013. No Brasil, a primeira edição aconteceu em 2015 e, no Espírito Santo, em 2018.

Mais informações sobre o evento podem ser obtidas no site do festival e no Instagram.

Categorias relacionadas