Segunda edição do Almanaque Show de Química será lançada esta semana em evento anual da Sociedade Brasileira de Química

20/05/2024 - 16:26  •  Atualizado 20/05/2024 17:52
Texto: Dhébora Molina (bolsista)     Edição: Thereza Marinho
Capa do livro com o título Almanaque Show de Química - um fantástico guia de experiências químicas. A capa é azul escura, com feixes de luz azuis e rosas e sete círculos com imagens de experimentos químicos.

O projeto de extensão Show de Química lançará este mês a 2ª edição do Almanaque Show de Química. A nova edição, agora ampliada e com novos temas, será apresentada durante a 47ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, que ocorre entre os dias 22 e 25 de maio na cidade de Águas de Lindoia, em São Paulo.

O professor do departamento de Química da Ufes Honério Coutinho, coordenador do projeto, conta que esta edição abordará, além dos temas contemplados na primeira edição, assuntos como Oxigênio Singlete e Introdução à Química Orgânica. “Também expandimos a abordagem sobre equilíbrio químico, polímeros e reação relógio, além de incluir um índice remissivo”, afirma.

O projeto foi contemplado no edital da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT 2023) e cerca de 200 exemplares serão doados a museus, bibliotecas escolares e instituições públicas do país. Os interessados em adquirir o livro poderão fazê-los junto à Editora Livraria da Física ou diretamente com o professor, através do e-mail honerio2@yahoo.com.br.

Divulgação científica

O projeto de extensão Show de Química surgiu em 1992, quando Honério Coutinho ainda era estudante de pós-graduação. Além do show, que apresenta experimentos químicos com efeitos visuais em escolas e congressos, o projeto também realiza oficinas e palestras, e vem sendo realizado um trabalho de divulgação científica na rede de ensino do Espírito Santo.

Ele objetiva, por meio do entretenimento, despertar o interesse da comunidade para as ciências de forma lúdica e espetacular, principalmente para alunos e professores da educação básica, fomentando uma interdisciplinaridade do conhecimento. Além de ser coordenado pelo professor Coutinho, o projeto conta com a participação de estudantes da Ufes e de professores colaboradores.

O Almanaque Show de Química é fruto do projeto de extensão e possui a base de diversas performances apresentadas pelo professor em seus shows em escolas de todo o Brasil.

Mais informações sobre o projeto estão disponíveis neste site.

Categorias relacionadas