Pesquisadores lançam guia ilustrado da atividade pesqueira no Rio Doce

14/06/2024 - 13:05  •  Atualizado 14/06/2024 18:35
Texto: Luiz Vital     Edição: Thereza Marinho

Pesquisadores da Ufes, juntamente com o Instituto de Pesca do Estado de São Paulo, acabam de lançar o Guia ilustrado da atividade pesqueira e dos principais recursos pesqueiros no rio Doce (versão digital disponível aqui), livro impresso que reúne dados a partir de estudos realizados sobre a atividade pesqueira na parte continental e marinha da região. O documento é produzido pelos pesquisadores Maurício Hostim Silva, Joelson Musiello Fernandes e Antônio Olinto Ávila da Silva.

O objetivo do projeto, de acordo com os pesquisadores, é alcançar o diagnóstico e o perfil detalhado das diferentes ações de pesca na bacia do rio Doce e região costeira, oferecendo subsídios para o desenvolvimento das comunidades pesqueiras e para a elaboração e condução de políticas públicas para o setor no Espírito Santo.

“O livro retrata a atividade pesqueira no rio Doce, com a descrição da pesca na parte continental e marinha, e também traz as principais artes de pesca e informações atualizadas sobre a biodiversidade dos recursos pesqueiros na região”, destaca o professor Mauricio Hostim. Segundo ele, a publicação inclui dados estatísticos e ilustrações que retratam a atividade no rio Doce e região costeira, e apresenta um catálogo de fotos que possibilitam a identificação dos recursos pesqueiros existentes.

Os pesquisadores Maurício Hostim Silva, Joelson Musiello Fernandes e Antônio Olinto Ávila da Silva.

“Trata-se de um estudo que visa demonstrar a importância do setor pesqueiro para o estado, com informações de qualidade que poderão servir de base para a implementação de políticas e ações em prol do desenvolvimento dos processos relacionados à pesca”, acrescenta o pesquisador.

Resultados

De acordo com Hostim, o livro traz os resultados do projeto de pesquisa intitulado Monitoramento e caracterização socioeconômica da atividade pesqueira no Rio Doce e no litoral do Espírito Santo (PMAP), cujos estudos de campo foram iniciados em 2021. Hostim coordena o Laboratório de Pesca e Aquicultura (LabPesca), criado em 2010, e que está vinculado ao Departamento de Ciências Agrárias e Biológicas do Centro Universitário do Norte do Espírito Santo (Ceunes) da Ufes.

O lançamento do produto editorial e científico foi realizado no último dia 6, no auditório do Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento de Metodologias para Análise de Petróleos (LabPetro), do Centro de Ciências Exatas (CCE) da Ufes, no campus de Goiabeiras.

Além dos organizadores, participaram do evento professores, estudantes e técnicos da Universidade, representantes do governo do estado, de comunidades pesqueiras do Espírito Santo, de órgãos ambientais nas esferas municipais, estadual e federal, e de instituições parceiras do projeto. O reitor da Ufes, Eustáquio de Castro, devido a compromissos oficiais em Brasília, foi representado pela pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Cristina Engel de Alvarez.

Também estiveram presentes no evento de lançamento do trabalho o superintendente da Fundação Espírito-santense de Tecnologia (Fest), Armando Biondo, e a gerente de projetos da Fest, Patrícia Bourguignon. Segundo ela, o projeto de pesquisa que resultou no levantamento publicado em livro está no escopo do PMAP, e é executado pela Ufes em parceria com o Instituto de Pesca do Estado de São Paulo, com suporte da Fest, da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa do Agronegócio (Fundepag) e da Fundação Renova.

Fotos: Luiz Vital