Apresentar estudantes da educação especial como pessoas repletas de possibilidades e questionar construções sócio-históricas que tentam invisibilizá-las: essa é uma das propostas do livro Autonomia, inclusão e emancipação – vidas em construção para além dos limites, primeira obra do professor do Centro de Educação da Ufes Edson Maciel Júnior. Neste trabalho, ele relata trajetórias e vivências de três pessoas bem-sucedidas, buscando desmistificar o que se convencionou chamar de “deficiência” e destacar a singularidade de cada uma delas.
Para o professor, uma visão fragmentada, determinada pela clínica médica e pelos diagnósticos, faz com que surjam preconcepções contrapostas com a realidade dessas pessoas, o que dificulta as inter-relações. “Viajando pelas estradas que a vida tem, nos deparamos com tais pessoas complexas e com suas necessidades. É preciso, então, aprender a se conectar, olhar para elas, saber como chamá-las, dar atenção e até mesmo voltar em seu caminho para cuidar”, pondera Maciel Jr., acrescentando que é necessário que cada pessoa não só conheça as limitações e necessidades do outro, mas também avalie como se sente em relação ao próximo, de forma que passe a conhecer melhor a si mesmo e aprenda como lidar com as próprias necessidades e limitações.
O livro é direcionado a professores do ensino básico, da educação especial e do ensino superior, a profissionais que trabalham com pessoas com deficiência, e a familiares dessas pessoas. A obra pode ser adquirida em lojas on-line e nas livrarias Torre de Papel, na Praia do Canto, e Leitura Fina, no centro da Vitória. A versão e-book é vendida por R$ 45, e a versão impressa por R$ 75.